5 habilidades que um executivo deve ter para o sucesso empresarial

O sucesso empresarial não é uma receita na qual somamos alguns ingredientes e o resultado é completamente previsível. Porém, existem características e habilidades que identificamos serem fundamentais ao executivo para que tenha sucesso em seu negócio.

Você já pensou sobre isto? E melhor, já parou para refletir nas habilidades que você tem e que farão seu negócio ir à frente ou andar em passos lentos? Neste conteúdo, o DAEXE apresenta para você 5 habilidades que consideramos que um executivo deve ter para garantir sucesso empresarial. Confira!

Vendas

As vendas são condicionantes para o sucesso de qualquer empresa. Se o seu produto ou serviço não “sai das prateleiras”, é sinônimo de que as coisas não vão nada bem. Agora, para além de ofertar um bom, desejável e útil produto ou serviço aos consumidores. A sua empresa tem que ter capital humano extremamente capacitado para a venda.

O talento nas vendas está ligado às habilidades de autoconfiança, poder de persuasão e negociação e à persistência. O bom vendedor é aquele que consegue transmitir confiança pro cliente de que o seu produto ou serviço é a solução que ele precisa naquele momento. E seu talento para negociar e persistir até fechar o negócio serão os diferenciais que farão as vendas da sua empresa alavancarem!

Veja também Customer Success: Entenda como realizar o sucesso do cliente

Atendimento

Complementar à habilidade vendas, o atendimento de excelência é um quesito fundamental para o sucesso empresarial. Sua empresa pode ter bons produtos ou serviços para oferecer, mas te aconselhamos a olhar a sua volta. Seus concorrentes também podem ter produtos e serviços similares aos seus. E um dos fatores que pode realmente diferenciar a sua empresa da deles é “aquele atendimento inesquecível”!

Já ouviu algum cliente dizer que comprou com você porque você foi mais atencioso e prestativo?! Pois é, faça deste elogio uma marca da sua empresa. E você verá que mesmo que seu concorrente esteja oferecendo um produto ou serviço um pouco mais em conta, o cliente vai optar pela sua empresa!

Liderança

Liderança eficiente é aquela que direciona, motiva e dá o exemplo. Uma liderança ruim mina as possibilidades de sucesso empresarial. Você já se perguntou que tipo de líder você é? A primeira coisa que o líder tem que ter em mente é que seus colaboradores são seres humanos integrais, e não “trabalhadores”.

Há vida e sentido por detrás de uma rotina de trabalho, e o líder ideal é aquele que tem sensibilidade para gerir pessoas as considerando por inteiro. Gerenciando suas expectativas de forma a motivá-las. Principalmente, o executivo com verdadeiro talento para liderar é aquele que se comporta como sendo sempre o exemplo do que quer ver em sua equipe.

Trabalho em equipe

A matemática é simples: várias cabeças pensam mais do que uma só e vários braços geram mais resultados do que um só. Mas isto se houver uma coordenação eficiente destas várias engrenagens! Trabalho em equipe equivale à multiplicação do sucesso empresarial! Mas atenção, equipe é time, não é um aglomerado de trabalhadores trabalhando isolados.

Por isto, saber trabalhar em equipe é uma condição para o sucesso da sua empresa. Isto significa saber delegar, saber contar com os demais. Além disso, ter a consciência e a responsabilidade de que outras pessoas dependem que você execute bem e em tempo as suas tarefas. Para que elas possam executar as tarefas delas.

Leia também: Todos os executivos de sucesso refletiram sobre estas perguntas

Empreendedorismo

Empreendedorismo é a chave do sucesso, é a luz no fim do túnel, é a capacidade de reverter quadros, superar desafios e gerar soluções! Em suma, é uma característica que a empresa sempre necessitará para se auto superar.

Para além da característica empreendedora que gerou o empreendimento, o verdadeiro executivo sabe que o sucesso do negócio depende de sua capacidade de empreender a cada nova crise ou desafio. Empreender é identificar oportunidades quando os demais só enxergam obstáculos. O executivo que tem esta habilidade, agregada às outras quatro que citamos, tem nas mãos a chave do sucesso empresarial!

Que tal refletir e compartilhar conosco as habilidades que você percebe que tem e aquelas que precisa desenvolver? O DAEXE é especializado em assessorar os executivos a desenvolverem suas habilidades empresariais. Entre em contato conosco ou nos deixe um comentário. Teremos enorme prazer em assessorá-lo!

Dekker Baptista

Dekker Baptista, CEO da Daexe, é um empreendedor são-tomense apaixonado por ajudar empresas a se reorganizarem e a materializarem seus sonhos. A Daexe é uma empresa nacional que atua nos ramos de Consultoria, Assessoria Executiva e Treinamento Gerencial. A empresa oferece uma variedade de serviços para ajudar empreendedores e empresários a melhorar o desempenho de seus negócios, otimizar recursos financeiros, aumentar e fidelizar clientes e tornar seus funcionários mais felizes.

Elevando Sua Empresa a Novas Alturas

Dê vida nova à sua empresa: otimize, fidelize e revitalize com nosso DIAGNÓSTICO GRATUITO.
ReOrganize

Artigos para você organizar, crescer e lucrar.