MASP: O que é ?

MASP é a abreviação de Método de Análise e Solução de Problemas que utiliza o ciclo PDCA através de oito etapas.

O objetivo desta ferramenta de qualidade é resolver problemas complexos relacionados a serviços, produtos ou processos dentro da empresa.

As etapas do MASP dividem-se em:

Identificação do problema
Observação
Análise
Plano de ação
Ação
Verificação
Padronização
Conclusão
MASP e PDCA

Como já dissemos, o MASP possui relação direta com o PDCA. Assim, suas etapas estão ligadas ao ciclo da seguinte forma:

Plan: etapas 1 a 4;

Do: etapa 5;

Check: etapa 6;

Action: etapas 7 e 8.

Embora pareçam totalmente iguais devido a relação entre suas etapas, as diferenças entre o MASP e o ciclo PDCA estão:

O ciclo PDCA é um método de solução de problemas, onde as causas dos problemas são investigadas através dos fatos, causas e efeitos, de maneira detalhada a fim de oferecer medidas planejadas.
O MASP é uma ferramenta sistêmica utilizado para solucionar uma situação de insatisfação que pode acontecer devido a um desvio de padrão ou objetivo, que leva a diversas alternativas de ação.
Importância do MASP

O MASP é uma peça fundamental para manter a qualidade de maneira controlada. Ele pode ser usado para acabar com diversos erros da empresa, ajudando a direcionar os processos e colaborando sempre para a melhoria da qualidade.

Um fator de grande importância do MASP é que ele trabalha através de dados e fatos e não apenas de “bom senso” ou “intuição”, tornando este processo de decisão mais racional e evitando assim perda de tempo e dinheiro.

Como o maior objetivo do MASP é aprimorar serviços e produtos, uma de suas conseqüências é o aumento de lucro da empresa. E mais: ele pode ser utilizado em um setor, vários deles ou individualmente.

Como realizar as etapas do MASP

Para utilizar o MASP em sua empresa e aproveitar todos os benefícios dessa ferramenta administrativa é preciso conhecer passo a passo todas as suas etapas a fim de conseguir o melhor resultado possível. São elas:

– Etapa 1 – Identificação do Problema

A primeira etapa do MASP consiste em identificar e determinar com exatidão qual o problema existente. Para isso, ele deve ser detalhado da melhor forma possível, se possível até com uso de porcentagens e dados que ajudem a verificar a falha de um equipamento ou processo.

Depois da identificação do problema é preciso definir metas (mais uma vez bem detalhadas) e bons indicadores que possam ajudar na conclusão dos resultados. Deixe para descobrir as causas do problema em outro momento, agora apenas identifique-o.

– Etapa 2 – Observação

Este é o momento de observar o problema que foi identificado para poder coletar o maior número de informações possíveis com o objetivo de ajudar na solução do problema.

Vale ressaltar que também não é o momento de buscar as causas e questionar as origens do problema.

Exemplos de ferramentas que ajudam na coleta de informações desta fase de observação do MASP são: folha de verificação, diagrama de Pareto, brainstorming, histogramas, gráficos de controle, entre outras.

– Etapa 3 – Análise

Nesta terceira etapa do MASP, as informações e dados coletados na etapa de observação devem ser analisados. Se você estava querendo descobrir as possíveis causas do problema, chegou o grande momento.

Algumas dicas que podem ajudar é comparar se o problema acontece sempre nas mesmas épocas, horários ou situações parecidas.

O diagrama de Causa e Efeito pode ter utilizado junto com o brainstorming para achar os motivos do problema. No momento de verificar a prioridade das causas, a matriz GUT e o gráfico de Pareto poderão ajudar.

– Etapa 4 – Plano de ação

É o momento de planejar suas ações no MASP e a melhor ferramenta para auxiliar na montagem de um melhor plano de ação para a resolução do problema é o 5W2H.

Lembre-se que você deve atentar-se as causas do mesmo no momento de realizar o plano de ação no MASP e não ao problema em si, pois agir contra ele mesmo seria como “dar tiros no escuro”.

– Fase 5 – Ação

Chegou o momento de agir, ou seja, executar o seu plano de ação que foi feito na etapa anterior do MASP.

É muito importante que as pessoas envolvidas neste projeto de melhoria estejam treinadas e capacitadas para ajudarem no projeto. Se considerar que a equipe não está preparada, antes de executar alguma coisa, faça um treinamento. Embora pareça perda de tempo, é na verdade ganho dele.

– Etapa 6 – Verificação

A verificação no MASP nada mais é do que ver se tudo ocorreu da maneira planejada, desde prazos, custos estimados, resultados e até as metas iniciais.

É uma fase muito importante para analisar se tudo está ocorrendo conforme esperado.

– Etapa 7 – Padronização

Como já houve a verificação dos resultados, agora é possível ver se as ações tomadas trouxeram benefícios para a empresa. Se sim, é importante que elas sejam padronizadas para mudar a operação de alguns processos e manter a qualidade dos mesmos.

Dicas de ferramentas administrativas que ajudam na padronização são fluxogramas e POP’S.

– Etapa 8 – Conclusão

Finalmente você passou por todas as outras etapas do MASP e chegou à conclusão.

Para que tudo fique documentado e a qualidade possa ser mantida, é importante avaliar as experiências obtidas e arquivar documentos e informações utilizados na solução do problema porque os mesmos podem ser úteis depois para problemas semelhantes.

Depois de realizar as oito etapas do MASP com certeza terá solucionado seu problema e aumentado a qualidade de seus produtos e serviços. Então aproveite as vantagens dessa ferramenta administrativa e utilize hoje mesmo o MASP em sua empresa para ganhar muito mais dinheiro.

Agora que vocês já sabe o que é MASP, participe da conversa deixando os seus comentários abaixo!

Créditos: Ivo Cadaval Júnior

Dekker Baptista

Dekker Baptista, CEO da Daexe, é um empreendedor são-tomense apaixonado por ajudar empresas a se reorganizarem e a materializarem seus sonhos. A Daexe é uma empresa nacional que atua nos ramos de Consultoria, Assessoria Executiva e Treinamento Gerencial. A empresa oferece uma variedade de serviços para ajudar empreendedores e empresários a melhorar o desempenho de seus negócios, otimizar recursos financeiros, aumentar e fidelizar clientes e tornar seus funcionários mais felizes.

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