5 sinais de que seu negócio precisa de uma assessoria empresarial

Alguns negócios conseguem crescer e se estabelecer durante certo tempo apenas com os conhecimentos que o gestor possui e coloca em prática. Porém, chega um momento em que o crescimento fica estagnado e os processos ultrapassados. Quando isso acontece, provavelmente é a hora de você contratar uma assessoria que irá te auxiliar a identificar os pontos de melhoria e quais ações podem ser tomadas para fazer o seu negócio continuar se expandindo. Pensando nisso, decidimos listar 5 sinais de que mostram que o seu negócio precisa de uma assessoria empresarial. Quer saber mais? Então confira:

Processos indefinidos

Pode-se dizer que os processos estão indefinidos quando geram dúvidas na equipe, os entregáveis não são bem definidos, a complexidade e a burocracia são elevadas. A falta de processos mapeados e definidos pode fazer com que a equipe e a empresa percam o foco dos objetivos principais.

Falta de estruturação

Em uma empresa estruturada, a hierarquia e as responsabilidades estão bem definidas. Podemos perceber que uma empresa precisa de uma assessoria quando o gestor não consegue focar nos assuntos estratégicos porque dedica tempo demais em assuntos operacionais que poderiam ser facilmente resolvidos pela sua equipe. Podemos exemplificar isso utilizando o exemplo do gerente de vendas que não consegue definir estratégias sólidas de vendas porque dedica seu tempo auxiliando vendedores com seus fechamentos.

Falta de plano de marketing e vendas

Muitos gestores não dão a devida atenção para o desenvolvimento de um plano de marketing e vendas. Esse plano auxilia a orientar com relação aos objetivos do negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados. Quando a empresa não define um plano de marketing e vendas, a tendência é que ela comece a agir apenas de acordo com a demanda de vendas e as tendências de curto prazo para o mercado. Isso impede que o gestor consiga traçar estratégias para o médio e longo prazo.

Custo elevado

Quando o gestor acredita que os seus custos estão altos demais para a sua operação, é porque provavelmente eles realmente estão. Em alguns casos, algumas medidas para redução são adotadas, mas não resultam em um impacto considerável nas contas. Será que o gestor sabe mesmo onde deve reduzir e onde deve cortar os custos? A assessoria empresarial ajuda a identificar os custos principais, onde é possível reduzir e cortar, além de oferecer soluções eficazes para essas questões.

Baixa produtividade

Você tem uma equipe aparentemente estruturada com uma quantidade razoável de funcionários. Mas os resultados apresentados não são adequados ou não estão de acordo com o que foi planejado. Porém, a questão nem sempre é a quantidade. É necessário entender o motivo que faz com que a produtividade fique aquém do esperado. Será que são os processos que estão engessados e burocráticos demais? Ou pode ser que os funcionários estão alocados em áreas que são incompatíveis com suas habilidades e funções?

Contratar uma assessoria para o seu negócio, além de contribuir para a resolução dos problemas apontados, auxilia a identificar pontos que podem ser melhorados e traçar planos de ação que atuem nos problemas apresentados e proporcione um direcionamento para o futuro. As condições da sua empresa hoje se encaixam nos itens apresentados? Então provavelmente é hora de procurar uma assessoria e profissionalizar o seu negócio. Já pensou que você pode receber boas orientações para elucidar na melhoria de processos internos? Deixe seu comentário contando pra gente!

Deixe seu comentário: