Matriz GUT: veja como definir as prioridades da sua empresa

Powered by Rock Convert

Matriz GUT 

         Toda empresa enfrenta diversos desafios diariamente e alguns parecem ainda mais difíceis de resolver quando se juntam a tudo que é necessário fazer no dia a dia. Problemas e impasses aparecem constantemente e nem sempre é fácil identificar o que precisa ser resolvido primeiro. Mas, calma, pois para tudo nessa vida existe uma solução. Uma delas é a Matriz GUT, uma ferramenta que ajuda a definir as prioridades da sua empresa, de acordo com a gravidade, a urgência e a tendência. Que tal acompanhar as próximas linhas e aprender a usá-la em benefício do seu projeto?

O que é e qual a importância da Matriz GUT

             Essa é uma ferramenta que classifica e prioriza os problemas ou questões internas que precisam ser resolvidas levando em consideração a gravidade da situação, a urgência da resolução e a tendência, que refere-se diretamente a capacidade que o caso tem de piorar com o passar do tempo. Dessa forma, ela se torna fundamental para evitar a propagação e piora de qualquer impasse que a empresa esteja enfrentando e ainda reduz os prejuízos para a instituição.

Entenda cada item da Matriz GUT

            A elaboração da Matriz GUT não tem muito mistério. Entendendo cada atributo que a compõe fica ainda mais fácil. Dá uma conferida em cada um deles:

Gravidade:

Como a palavra diz, é diretamente relacionado ao quanto o problema pode afetar a empresa. Perda de clientes, prejuízos financeiros e falência, por exemplo, são algumas das consequências que um problema grave pode trazer a médio ou longo prazo. Na Matriz GUT a gravidade é composta por uma graduação que vai do 1 ao 5, com o seguinte critério:

  1. Sem gravidade
  2. Pouco grave
  3. Grave
  4. Muito grave
  5. Extremamente grave

Urgência:

Neste ponto deve ser levado em consideração o prazo necessário para resolver um determinado problema. O quanto a questão requer solução mais rápida ou mais lenta, de acordo com sua gravidade e consequências. A graduação também varia de 1 a 5, de acordo com o seguinte critério:

  1. Pode esperar
  2. Pouco urgente
  3. Urgente
  4. Muito urgente
  5. Ação imediata

Tendência:

            Como você viu no início deste artigo, a tendência refere-se evolução possível da situação. Ou seja, o quanto ela pode se agravar se demorar a ser solucionada. Assim como os demais atributos, também tem uma graduação de 1 a 5:

  1. Não irá mudar
  2. Irá piorar a longo prazo
  3. Irá piorar a médio prazo
  4. Irá piorar a curto prazo
  5. Irá piorar rapidamente

Aprenda a montar a Matriz GUT

            Você já entendeu a importância dessa ferramenta e os itens que a compõem. Agora, é chegada a hora de saber como montá-la. Siga o passo a passo abaixo:

Passo 1: liste todos os problemas, situações e impasses que a empresa precisa resolver. Faça uma descrição detalhada de cada um para que todos os envolvidos na sua resolução fiquem cientes do que precisa ser feito;

Passo 2: faça a devida classificação de cada problema, dentro das três variáveis (gravidade, urgência e tendência). Defina com cautela, levando em consideração todos os aspectos envolvidos na situação que está sendo analisada;

Powered by Rock Convert

Passo 3: é chegada a hora de fazer o ranking. As notas dos três critérios devem ser multiplicadas e os problemas classificados por ordem de prioridade, de acordo com esse resultado;

Passo 4: crie os planos de ação com prazos bem estabelecidos e defina os responsáveis por cada atividade necessária para resolver cada uma das questões levantadas na Matriz GUT.

Vantagens da Matriz GUT

            Bom, você já aprendeu o que é a ferramenta, o que a compõem e como colocá-la em prática. Agora serão listadas as vantagens da Matriz GUT, que vão te convencer de vez a adotá-la no dia a dia do seu negócio. Lá vão:

– Ajuda na tomada de decisão;

– Evita prejuízos e desperdícios;

– Facilita a alocação de recursos para a resolução dos problemas prioritários;

– É uma ferramenta essencial para o planejamento estratégico;

– Pode ser feita para empresas de diversos setores e tamanhos;

– Ajuda também na contenção de danos e na adoção de ações preventivas.

            E aí, o que achou da Matriz GUT? Sem dúvida ela poderá te ajudar a organizar a sua empresa, reduzir custos e melhorar processos. Comece a aplicá-la já e sinta a diferença! Até a próxima!

Autor

Fundador e CEO da Daexe Assessoria Executiva. Administrador e Especialista em BSC.

Deixe seu comentário:
1 responder

Trackbacks & Pingbacks

Os comentários estão fechados.