Compliance, o que é ? E porque devo implementar na minha empresa ?

Compliance porque implementar na minha empresa ?

Imagina que dor de cabeça quando uma empresa vira motivo de escândalo por condutas e normas antiéticas de algum de seus colaboradores. Isso é péssimo para sua imagem, além de acabar perdendo dinheiro, clientes, sócios, dentre outras coisas. É importante gerir a imagem de uma empresa e evitar ao máximo esses tipos de situações.

Para isso, escrevemos este artigo falando sobre um programa que irá te ajudar quanto a isso. O compliance, conheça e aplique na sua empresa.

O termo compliance vem do inglês “to comply” e significa, essencialmente, agir de acordo com um conjunto de normas ou regras estabelecidas. Aplicado isso em empresas é simplesmente um programa que buscará garantir que as exigências, políticas e condutas estabelecidas, venham a ser cumpridas.

Mas não se trata de uma imposição e sim, da construção de uma cultura empresarial ética. Por isso, o compliance deve estar alinhado corretamente aos negócios da empresa. Para que no fim, consiga engajar os colaboradores nessa cultura.

O compliance contruibuira para evitar comportamentos que vão contra as normas ou que sejam considerados antiéticos. A ideia não é parecer que seguir algumas normas de condutas seja chato. Mas que seja algo que faça parte do dia-a-dia da empresa, e que os colaboradores gostem de praticar.

Veja: como organizar minha empresa em 7 dias

Como Criar o Compliance?

Essa prática deve ser criada com a ajuda de um especialista. E deverá ser feito um  código de conduta, sendo especialmente voltada para o combate a corrupção. A linguagem deve ser simples, objetiva e de fácil entendimento.

É preciso fazer uma análise bem detalhada sobre os principais riscos de corrupção em que a empresa possa estar expostas. Trabalhar em cima disso, para que então, se evite que a corrupção aconteça.

Comprometimento dos principais gestores e eles devem ser os principais exemplos também. Agindo sempre dentro das normas e de maneira ética. Outro ponto é engajar a equipe. É essencial que eles conheçam e entendam este processo, fazendo treinamentos, além da necessidade de uma boa comunicação. Crie um  canal de comunicação interna permanente com equipe. Servirá para evitar as más condutas.

Garantir a utlização correta dos recursos. Importante que os recursos humanos e fincancieros sejam adequados e suficientes. Ou seja deve atender todas as necessidades do processo. Além de, ter que possuir ferramentas adequadas como por exemplo, instrumentos para analisar o financeiro da empresa.

Estabelecer políticas e procedimentos que possam guiar os atos da empresa. Como politica de anticorrupção por exemplo. E mostre que sua empresa é exemplo, não esconda nada de seus colaboradores e clientes.

Será de extrema importância fazer uma monitoria do processo e buscar uma melhoria contínua. Por fim, é expandir o programa para todos os envolvidos da empresa, funcionários, parceiros, fornecedores, dentre outros.

Existem benefícios para empresas ao aplicar o compliance, veja alguns:

Credibilidade – Clientes, investidores, gostaram de saber que estão lidando com uma empresa ética.

Preservação da integridade – Diminui o grau de exposição da empresa e colaboradores.

Aumento da eficiência e qualidade – Reduz risco de fraudes, desconformidades e  perda de reputação. Melhora a qualidade das decisões, reduzindo custos operacionais.

Melhoria na gestão –  Previne possíveis problemas, e ajuda na organização geral da empresa.

Vantagem competitiva – No mundo globalizado e tecnológico, o compliance fornece uma atratividade. Por meio da consciência ética, exigindo uma postura comportamental que tenha valores.

Ganhos de produtividade – Estudos comprovam que o grau de satisfação das pessoas, de fidelização, comprometimento e rendimento do trabalho é maior dentro de Organizações com forte cultura ética.

Gostou deste artigo ? Compartilhe sua experiência sobre este tema. Caso não tenha implantado o compliance na sua empresa, tente implantá-lo.

 

 

Rafaela de Souza Batista

Bacharela em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNIEURO. Assistente Executiva de Marketing no Departamento de Assessoria Executiva – Daexe.  Gosta de escrever, ler, criar peças publicitária, diagramar e executar tarefas de ações e estratégias marketing. Pesquisadora em comportamento do consumidor.

Dekker Baptista

Dekker Baptista, CEO da Daexe, é um empreendedor são-tomense apaixonado por ajudar empresas a se reorganizarem e a materializarem seus sonhos. A Daexe é uma empresa nacional que atua nos ramos de Consultoria, Assessoria Executiva e Treinamento Gerencial. A empresa oferece uma variedade de serviços para ajudar empreendedores e empresários a melhorar o desempenho de seus negócios, otimizar recursos financeiros, aumentar e fidelizar clientes e tornar seus funcionários mais felizes.

Elevando Sua Empresa a Novas Alturas

Dê vida nova à sua empresa: otimize, fidelize e revitalize com nosso DIAGNÓSTICO GRATUITO.
ReOrganize

Artigos para você organizar, crescer e lucrar.