Planejamento Estratégico: O que é?

 

Planejamento Estratégico: O que é?

O planejamento estratégico é um esboço do caminho que a empresa deve seguir com uma série de ações estratégicas. As quais devem ser desempenhadas por cada setor da empresa. Para que eles então, possa cumprir a sua missão e alcançar a sua visão de futuro.

Um planejamento estratégico é capaz de definir os objetivos de uma empresa e criar caminhos práticos para alcançá-los. Sendo assim, é uma ação fundamental para que o negócio gere valor para os clientes, funcionários e os stakeholders.

Esse plano ainda deve ser capaz de aumentar a produtividade da empresa. Além de, aumentar a capacidade dos colaboradores, melhorar a saúde financeira e gerar maior margem lucrativa. Organizando processos internos, de equipes e gestores.

Outra característica importante de um planejamento estratégico é a sua capacidade de gerar uma previsão de resultados. Ou seja, com ele é possível prevenir crises e ter de antemão um panorama do futuro da empresa.

O Planejamento Estratégico pode ser geral (para a empresa toda) ou pode variar de acordo com as áreas. Sendo assim, uma empresa pode ter: Planejamento estratégico Financeiro, Planejamento Estratégico de Marketing, Planejamento estratégico de Vendas, dentre outros.

Leia também: Balanced Scorecard: Existe alguma estratégia em seu plano estratégico?

Planejamento Estratégico: Quando fazer? Quando mudar?

O Planejamento Estratégico deve ser feito no início dos ciclos. Isto é, quando a empresa pretende iniciar um novo projeto, lançar um novo produto ou abrir uma nova área.

Além disso, ele pode ser feito no início do ano, ou início de semestres e trimestres (dependendo da organização da empresa e do tempo em que se quer ter resultados).

Tenha em mente que o plano inicial, com certeza, sofrerá mudanças ao longo do processo. Afinal, nem sempre o papel corresponde à realidade. Além disso, crises e imprevistos podem acontecer.

Portanto, a equipe responsável deve ficar de olho na mensuração de resultados e nos pilares do planejamento estratégico. Caso seja necessário terá que fazer as mudanças adequadas. Mas quando fazer isso?

Alguns projetos devem ser revisados de acordo com o seu período de duração. Por exemplo, projetos elaborados para o período de 1 ano devem ser revisados a cada trimestre. Uma maneira prática de fazer isso é dividir o período em, pelo menos, 4 ciclos e revisar o projeto de tempo em tempo.

A mudança é importante para que ajustes sejam feitos, sem prejudicar o alcance da meta. Outra importância da revisão é o fato de poder acompanhar a mensuração de resultados e gerar uma previsão para o prazo final.

A ideia de ter que mudar um Planejamento Estratégico não deve desanimar a equipe. E muito menos desqualificar esse passo tão importante para a gestão organizacional.

Afinal, isso faz parte do jogo e só tende a melhorar ainda mais os resultados. Por outro lado, não fazer um planejamento estratégico significa encaminhar a empresa para uma falência ou crise grave.

Leia também: Como organizar minha empresa em 7 dias

Como fazer um Planejamento Estratégico?

O primeiro passo para a elaboração de um planejamento estratégico é  definir um posicionamento de futuro  que a sua empresa quer ocupar e  desdobrar esse posicionamento em  uma metaSMART, especificas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes para a empresa e um prazo. Depois disso, as equipes responsáveis devem desenhar quais são as ações que devem ser feitas para alcançar essas metas.

Um planejamento estratégico deve ter: responsáveis, gastos, tempo de duração, ações estratégicas, descrição de processos. Além de, uma política de recompensa para colaboradores.

Outro passo fundamental é a clareza e a divulgação do projeto. As equipes devem ter consciência dos novos rumos e deve existir a motivação efetiva dos funcionários para alcançar o objetivo. Por isso, é tão importante desenvolver uma cultura de bonificação ou premiação.

A empresa também pode contar com um serviço terceirizado para a criação de um planejamento estratégico. E a assessoria completa para a execução  dele dentro da organização.

Essa consultoria, disponível na DAEXE, é capaz de aumentar os lucros de uma empresa em até 6 meses. Além de organizar o empreendimento, melhorando a saúde financeira da organização.

Os especialistas em Planejamento Estratégico da DAEXE podem te ajudar a multiplicar os resultados da sua empresa. Além de, gerar mais produtividade e mais vendas. Contate um de nossos especialistas, e entenda mais como podemos te ajudar nessa missão!

Conte com a gente!

Deixe seu comentário:
2 respostas

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] Veja também Planejamento Estratégico: O que é? […]

Os comentários estão fechados.