Otimizando o processo de vendas da sua Empresa

Otimizando o processo de vendas da sua Empresa

Um bom processo de vendas precisa ter como base a jornada de compras do cliente. Por isso, é necessário entender a fundo como o funil de vendas do seu negócio funciona e como otimizar a gestão dos leads.

O entendimento básico aqui é que seu funil de vendas vai atrair um grande número de leads, mas poucos se tornarão clientes de fato. Algumas causas prováveis disso são:

  • Timing: determinados leads precisam ser mais nutridos antes de chegarem ao final do pipeline;
  • Abordagem comercial: alguns leads não demonstram interesse de compra na solução oferecida;
  • Solução ineficiente: a solução desenvolvida não consegue suprir as demandas do lead.

Como melhorar seu processo de funil de vendas:

A jornada de compra do seu lead é um caminho repleto de detalhes que precisam ser observados, controlados e acompanhados de perto para garantir a conclusão positiva.

Desenhe a estratégia do seu funil de vendas: dentro de cada etapa, estabeleça quais são a suas estratégias de atração, conversão, fidelização e retenção;

Conheça e defina suas métricas: antes de iniciar as etapas de execução da sua estratégia, tenha em mente quais são os números importantes para que você possa acompanhar os resultados.

  • Algumas possibilidades são:
  • Leads gerados;
  • Taxa de conversão de leads em negócios fechados;
  • Média do tamanho de cada negócio fechado;
  • Média de duração do ciclo de vendas;
  • Classificação de cada venda;

Atrair visitantes: Este é o o topo do funil, onde você tem que despertar o desejo, que ainda está inconsciente na maior parte do seu público, indiretamente ligando seu conteúdo com soluções relacionadas ao problema, que é parte da realidade do seu visitante;

Retenha seu lead: agora que seu visitante já está conectado ao seu conteúdo, é hora de começar a agir mais diretamente, mas, por enquanto, não se concentre em seu produto. Neste ponto, você deve mostrar o caminho para a solução, mostrar todo o seu potencial e concluir a venda: com um líder qualificado e a oportunidade disponível, você só precisa aproveitar toda a sua experiência para direcionar o fechamento e garantir um novo cliente. regularmente: lembre-se das métricas definidas no início do processo? Não esqueça de seguir sempre os números!

Fidelizar e reter seus clientes: não menos importante do que atrair e transformar a liderança em um cliente, é uma preocupação para a sua experiência contínua com a marca e o produto. Assim, desenvolva programas e estratégias que obriguem seu comprador a ficar com você e se torne o campeão de sua marca no mercado.

Deixe seu comentário: