Como atrair Talentos

"Para atrair talentos você precisa oferecer para essas pessoas a chance de realizar na sua empresa ou departamento o que eles não poderiam realizar na empresa deles." Ram Charam

Um dos maiores desafios do empreendedor no seu dia a dia é manter a sua equipe por muito tempo na empresa. O Departamento de Pessoal e profissional da área tem dificuldade cada vez maior de cumprir essa missão. Se nas grandes empresas com uma estrutura organizada, este desafio é enorme, por outro lado, nas pequenas empresas, onde existe “EUQUIPE”, o dono faz tudo, é um pouco mais complicado.

Algumas dicas:

Faça um investimento pessoal

Um escritório que foca em realizar investimentos na capacitação de seus colaboradores pode ser muito valorizado no mercado, isso também pode atrair talentos para o seu escritório contábil, o treinamento pode ser considerado um grande diferencial competitivo, muitos gestores entendem a importância da capacitação, mas poucos sabem planeja-la de forma correta, você deve conhecer os seus funcionários para que seja possível elaborar um plano de carreira para ele.

Melhorar a comunicação interna

Problemas de comunicação geram desgaste no ambiente de trabalho, reduzem o engajamento dos colaboradores e afetam a produtividade. O gestor de RH pode ajudar bastante a aparar arestas e alinhar expectativas, gerando conversas mais produtivas dentro da empresa.

Além disso, a consolidação de uma cultura organizacional forte depende muito de uma comunicação construtiva e eficiente, e muito da construção dessa cultura passa pelo setor de RH.

Organização

Seja extremamente organizado em todos os processos da sua empresa e tenha um padrão de comportamento coerente com os seus discursos do dia a dia. Deixe bem claro quais são os seus valores pessoais, propósito empresarial e contrate as pessoas com os mesmos propósitos da sua empresa.

 

Delegação

delegue tarefas de forma escrita e dê exemplos de como fazer na prática; explique o propósito da tarefa e faça o colaborador sentir-se dono da atividade; delimite o campo de atuação e a sua autonomia.

 

Cultive sonhos – 

Uma pessoa que sonha é mais motivada para trabalhar. Por isso, é importante proporcionar aos colaboradores a oportunidade de conseguirem realizar o sonho deles, e assim estes irão contribuir mais para a realização do sonho empresarial.

 

Estímulo à inovação e criatividade

Valorize a inovação e criatividade do colaborador. A existência de um ambiente em que os colaboradores possam ser escutados e fazer sugestões é importante para desenvolvimento da empresa.

 

Condições adequadas de trabalho 

Forneça ferramenta adequada; mantenha atualizadas as ferramentas de trabalho de forma a proporcionar segurança, qualidade de vida e satisfação na execução da sua atividade.

 

Políticas de incentivo adequadas 

As pessoas se submetem ao trabalho se receberem os estímulos e incentivos que elas esperam e de acordo com o esforço realizado.

 

Estímulo ao aprendizado 

O aprendizado é um dos mais importantes estímulos e fatores motivadores para uma pessoa, pois este reflete não apenas o reconhecimento, mas também o a possibilidade de se desenvolver.

 

Respeito e cordialidade 

O ambiente de trabalho é um local sério, e as relações entre as pessoas, independentemente da sua posição hierárquica, deve primar pelo respeito e cordialidade entre as pessoas.

 

Transparência 

O proprietário da empresa deve mostrar seriedade e transparência de seus atos, de maneira que os colaboradores se sintam respeitados, valorizados e possam, assim, transmitir esta postura ao público externo.

 

Elogio

É sempre importante reconhecer e fazer com que as pessoas se sintam reconhecidas e elogiadas. Reprima o colaborador em privado e elogie em público, essa é uma das melhores maneiras de estimular e valorizar as pessoas.

Dekker Baptista

Dekker Baptista, CEO da Daexe, é um empreendedor são-tomense apaixonado por ajudar empresas a se reorganizarem e a materializarem seus sonhos. A Daexe é uma empresa nacional que atua nos ramos de Consultoria, Assessoria Executiva e Treinamento Gerencial. A empresa oferece uma variedade de serviços para ajudar empreendedores e empresários a melhorar o desempenho de seus negócios, otimizar recursos financeiros, aumentar e fidelizar clientes e tornar seus funcionários mais felizes.

Elevando Sua Empresa a Novas Alturas

Dê vida nova à sua empresa: otimize, fidelize e revitalize com nosso DIAGNÓSTICO GRATUITO.
ReOrganize

Artigos para você organizar, crescer e lucrar.