A Evolução do Empreendedorismo e o Porquê se Tornar um Empreendedor

Já pensou em se tornar um empreendedor? Muitos são os brasileiros hoje que possuem seu próprio negócio. Assim como, muitos outros gostariam de ter seu próprio negócio.

São diversas vantagens e benefícios de se tornar um empreendedor. Porém muitos tem medo de não dá certo e acabar fracassando. Ou não conseguem formas de investir, e com isso fica apenas no sonho.

Diante disso, neste artigo vamos falar sobre o empreendedorismo e porque vale a pena ser um empreendedor, e como ter sucesso.

O que é Empreendedorismo?

Primeiramente, vamos entender o que é o empreendedorismo.

Ele surge a partir da capacidade de alguém em criar ou identificar situações de oportunidades. Seria basicamente como ver um problema buscar a solução e mostrá-la ou desenvolvê-la.

Isso não se refere apenas a negócios, mas também para criação de projetos que não tenha finalidade financeira.  Pois, o empreendedorismo tem haver com criatividade, inovação, solução de problemas e visão estratégica.

Além disso, por meio dele as pessoas podem estar desenvolvendo suas habilidades, implementando mudanças e ainda trazer melhorias.

Mas quando falamos de negócios é preciso que se invista recursos para alcançar seu objetivo como empreendedor.

E como ser um Empreendedor?

Antes de tudo, será necessário que seja alguém que saia da sua zona de conforto, pois terá que batalhar e agir bastante. Enxergar aquilo que ninguém viu, identificar situações e buscar modifica-las.

Além disso, que saiba lidar com responsabilidades, possua habilidades tanto social como de comunicação, que assuma riscos, seja capaz de resolver problemas com soluções criativas, que saiba reagir quando algo dê errado, entre outros.

A saber, a liderança também é algo importante para ser um empreendedor.

Veja Também: A importância da inteligência competitiva para a sua empresa

Como ter sucesso?

Certamente, esta deve ser a dúvida de muitas pessoas que pensa em se tornar um empreendedor. É preciso esclarecer primeiro que não existe a chave do sucesso, mas sim maneiras que podem ajudar a alcança-las.

Para quem deseja possuir um negócio é de extrema importância criar metas. E o porque disso? Simplesmente se torna necessário estabelecer objetivos a serem alcançados seja curto, médio ou longo prazo. Já possuindo uma ideia do resultado que deseja, e se não chegou lá é preciso rever o que não deu certo.

Procurar utilizar técnicas que auxiliem a promover sua criatividade. Como por exemplo anotar suas ideias, nunca se sabe quando precisará de uma. Faça um Brainstorming quanto mais ideias, melhor.

Além disso busque estimular o cérebro por meio de atividades, crie hobbys e ainda procure consumir arte como visita a museus, praticar leitura, escutar músicas, entre outros.

Assim também, outras formas é ter foco, criar planejamento e estratégia, inspirar-se em outras pessoas de sucesso, assistir palestras, participar de workshops, dentre outros.

Benefícios do Empreendedorismo

  • Autorrealização
  • Estimula o desenvolvimento
  • Transmite valores
  • Dar autonomia
  • Ser seu próprio chefe
  • Fazer o que gosta
  • Gerar mais emprego
  • Ensina como lidar com fracassos
  • Horário de trabalho flexível
  • Aprende a administrar o tempo

Características de um Empreendedor

Iniciativa – Não espera que alguém lhe dia algo, ele busca, corre atrás e faz.

Autoconfiança – É preciso confiar em suas capacidades e não ter medo de julgamentos.

Pensamento estratégico – Planejamento, visão e solução todo empreendedor precisa.

Otimismo – Sempre busca pelo melhor e acredita que vai dá certo.

Coragem – Fazer tudo que for preciso para alcançar o sucesso.

Criatividade – É essencial para todo e qualquer empreendedor. Imaginação é importantíssimo desenvolver.

Persistência – Não se pode desistir facilmente e busca superar os desafios.

Tipos de Empreendedores

Corporativo – Geralmente é desenvolvido em empresas, principalmente na criação de um novo produto, implementando novas soluções.

Social – O qual busca mudanças no âmbito social, com novas ideias e inovação.

Individual – Um dos mais conhecidos, pois se trata da criação de uma nova empresa, podendo ser inovador ou não.

 

Leia Também: Como utilizar os gatilhos mentais na sua estratégia

Empreendedores de sucesso para se inspirarem

Abílio Diniz – Grupo Pão de Açúcar

Admirado no meio empreendedor pela sua capacidade de enfrentar problemas com humildade e tolerância, Abilio Diniz tem em sua trajetória profissional a passagem pelo Conselho do Grupo Pão de Açúcar, no qual atuou durante anos, e a atual presidência do Conselho de Administração da BRF. Além do seu site, Abilio frequentemente fala sobre como empreender e crescer profissionalmente em seu Twitter e em sua página no Facebook.

Alexandre Costa – Cacau Show

Uma das marcas mais fortes do Brasil, a Cacau Show nasceu do desejo do paulistano Alexandre Costa retomar um empreendimento familiar de fabrico e distribuição de ovos e trufas de chocolate. O negócio, que começou tímido, cresceu e, em 1996, o empresário foi para a Bélgica estudar técnicas de trabalhar com chocolate.

Luiza Helena Trajano – Magazine Luiza

Fundadora do Magazine Luiza e uma das mais importantes representantes do comércio brasileiro, Luiza Helena Trajano solidificou com sucesso o nome de sua empresa. Sempre humilde e decidida, ela afirma que começamos a solucionar nossos problemas quando resolvemos parar de reclamar.

Luiz Seabra – Natura

Hoje, a Natura é uma das principais potências do segmento de cosméticos e perfumaria do mundo, porém, quando foi fundada por Luiz Seabra tinha apenas uma loja em São Paulo e uma pequena fábrica com sete funcionários.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe nos comentários suas experiências.

 

Rafaela de Souza Batista

Bacharela em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. Redatora e Produtora de Conteúdo para Web. Ama escrever e criar coisas novas. Uma estudiosa sobre o comportamento do consumidor e as novidades da área do marketing.

Deixe seu comentário:
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *