Como fomentar a cultura de resultados na sua empresa

Como fomentar a cultura de resultados na sua empresa

É provável que você já tenha quebrado a cabeça pensando em formas de engajar seus colaboradores a alcançarem os resultados desejados para sua empresa. Mas nós sabemos que nem sempre é fácil criar uma cultura de resultados! 

Porém, acreditamos que com os incentivos e as atitudes certas é possível tornar a busca por melhores resultados parte da rotina de qualquer empresa. Pensando nisso, vamos listar ao longo deste artigo algumas melhorias e ações que você pode implementar hoje mesmo na sua organização para começar a fomentar a cultura de resultados! 

Ficou curioso? Então acompanhe a gente nesta leitura! 

Ações práticas para fomentar a cultura de resultados

A fim de auxiliar você no desafio de fomentar a cultura de resultados, listamos abaixo seis atitudes que você e seus gestores podem tomar para começar a mudar o pensamento dos seus colaboradores e motivá-los a alcançar melhores resultados.

1. Conheça a essência da sua empresa

Em primeiro é lugar, é importante que você conheça a essência da sua empresa, sua missão, visão e seus valores. Procure entender qual seu propósito, o que deseja entregar aos seus consumidores e como quer ser vista pelo mercado. 

Dessa forma, ao entender aonde quer chegar, fica mais claro quais são os resultados que devem ser atingidos e que fazem sentido para a organização. Afinal, de nada adianta ler sobre metodologias utilizadas por outras empresas, fórmulas de sucesso ou cases inacreditáveis e tentar aplicá-las no seu negócio. 

Cada empresa tem uma cultura, uma essência. Esse autoconhecimento é fundamental para investir em ações, métodos ou ferramentas que fazem sentido no dia a dia empresarial e irão auxiliar de fato a busca pelos melhores resultados. 

Além disso, se sua empresa possui um comportamento x, e a gestão decide implantar um método y, espere por uma resistência maior de seus colaboradores e por um retorno muito mais lento. 

2. Invista em liderança estratégica 

Se você quer que seus colaboradores sejam engajados, motivados e entreguem bons resultados, você precisa investir em liderança estratégica! Monte um time de líderes com um representante para cada setor da sua empresa e veja a magia acontecer!

Só pra exemplificar, imagine seus colaboradores com diversos projetos e ações em andamento, uma rotina atarefada e resultados a serem alcançados. É fácil imaginar que em algum momento eles irão se desmotivar e acabar perdendo o foco, não é mesmo?

Se você quer que seus colaboradores sejam engajados, motivados e entreguem bons resultados, você precisa investir em liderança estratégica! Monte um time de líderes com um representante para cada setor da sua empresa e veja a magia acontecer!

Por isso a importância de líderes estratégicos. Eles serão como técnicos dos seus times, guiando, motivando e lembrando-os sempre de como suas ações estão conectadas com o propósito da empresa, trazendo mais valor e aumentando o senso de pertencimento.

Além disso, a comunicação entre C-levels, líderes e equipes fica mais organizada, evitando reuniões com muitas pessoas, que quase sempre acabam com todo mundo falando ao mesmo tempo e poucas resoluções. 

3. Tenha uma comunicação clara

Aliás, voltando ao tema comunicação, a clareza é fundamental para que os resultados sejam alcançados. E não, não estamos falando apenas de comunicação interpessoal. Fatores como filosofia empresarial, objetivos estratégicos, indicadores de sucesso, canais de comunicação interna, entre outros, devem ser definidos com clareza para facilitar o entendimento do todo. 

Por exemplo, a essência da empresa deve ser comunicada de forma clara, para que todos entendam qual o propósito das ações da empresa. Os objetivos estratégicos devem estar acessíveis a todos os colaboradores, para que não sejam esquecidos. 

Bem como os indicadores de sucesso devem ser comunicados a todos os setores de acordo com suas áreas de atuação e entregas. E por fim, tenha canais de comunicação internos que facilitem a comunicação entre setores, líderes, diretores e todos os envolvidos. 

Em resumo, é preciso que a empresa tenha uma comunicação fluída, que estimule qualquer colaborador a expressar sua opinião, sugerir melhorias ou comunicar possíveis erros. Dessa forma, todos se sentirão ouvidos, proporcionando bem-estar e relacionamentos baseados em confiança. 

4. Capacite seus colaboradores

Como fomentar a cultura de resultados na sua empresa
É provável que você já tenha quebrado a cabeça pensando em formas de engajar seus colaboradores a alcançarem os resultados desejados para sua empresa. Mas nós sabemos que nem sempre é fácil criar uma cultura de resultados!

Incentivar o desenvolvimento e a capacitação contínua de seus colaboradores é uma forma de ter no seu time pessoas sempre atualizadas e capazes de executar seus projetos da melhor forma. 

Por isso, capacite as pessoas da sua empresa, crie programas de auxílio à educação, oferecendo contribuição no investimento em cursos, trazendo palestras e workshops para dentro da organização ou convidando para participar de eventos.  

Como resultado, sua empresa terá profissionais altamente capacitados para entregar as melhores soluções. Ao mesmo tempo que eles se sentirão valorizados pela empresa e partes do processo. Ou seja, todos saem ganhando. 

5. Acompanhe constantemente os resultados

Para que a cultura de resultados faça parte da rotina da sua empresa, é preciso que as ações sejam acompanhadas constantemente. Para isso, crie uma rotina de reuniões com seus líderes e estimule que eles tenham reuniões com seus times também. 

Dessa forma, será possível mensurar ao longo da execução como as ações estão indo, identificar possíveis problemas, promover melhorias contínuas, reorganizar processos e buscar sempre os melhores resultados. 

Ao tornar a análise de resultados parte da rotina semanal dos colaboradores, eles irão começar a perceber sua importância e, junto ao incentivo dos líderes estratégicos, eles irão se sentir muito mais motivados no trabalho. 

Imagine que a cada semana eles irão entender os impactos de suas atividades nos objetivos centrais da empresa. Consegue imaginar o resultado positivo que isso terá na auto-estima e no bem-estar profissional de cada um deles? Será recompensador para ambos!

Em resumo, defina uma data e horário para reuniões de diretores e líderes e também para reuniões entre líderes e times. Nestas reuniões, analise relatórios, discutam melhorias e vejam a cultura de resultados prosperar na sua empresa. 

6. Reconheça e valorize as pessoas

Por fim, aprenda a reconhecer as pessoas que ajudam sua empresa a alcançar os resultados desejados. Se seus colaboradores entendem a essência da sua marca, se capacitam para entregar sempre o melhor, são motivados e engajados nas reuniões, por que não valorizar essas atitudes? 

Como resultado, você irá reter os talentos da sua empresa e terá um time de pessoas que entendem sua marca e estão dispostos a tudo para alcançar os melhores resultados junto com você. Como falamos antes, tornar a comunicação clara e mostrar o quanto cada um tem um papel fundamental dentro de uma organização, ajuda a aumentar o senso de pertencimento e bem-estar, e isso não tem valor que pague! 

No entanto, vale estudar formas de recompensar financeiramente seus colaboradores pelos resultados alcançados. Programas como PPR e PLR são comumente utilizados pelas empresas para reconhecer os profissionais e ainda estimular o trabalho em equipe. Pesquise e invista! 

Agora que você já conheceu algumas formas de auxiliar no fomento à cultura de resultados, é hora de rever seus processos internos e começar a colocá-las em prática para ver as melhorias acontecerem. Caso precise de ajuda nesse processo, agende uma conversa com um Assessor Daexe e saiba como podemos ajudar sua empresa. Clique aqui para agendar uma reunião. 

Dekker Baptista

Dekker Baptista, CEO da Daexe, é um empreendedor são-tomense apaixonado por ajudar empresas a se reorganizarem e a materializarem seus sonhos. A Daexe é uma empresa nacional que atua nos ramos de Consultoria, Assessoria Executiva e Treinamento Gerencial. A empresa oferece uma variedade de serviços para ajudar empreendedores e empresários a melhorar o desempenho de seus negócios, otimizar recursos financeiros, aumentar e fidelizar clientes e tornar seus funcionários mais felizes.

Elevando Sua Empresa a Novas Alturas

Dê vida nova à sua empresa: otimize, fidelize e revitalize com nosso DIAGNÓSTICO GRATUITO.
ReOrganize

Artigos para você organizar, crescer e lucrar.