SWOT: ANÁLISE ESTRATÉGICA DA SUA EMPRESA.

O que é Análise SWOT?

A análise SWOT é um sistema que leva à definição das estratégias de uma empresa. Esse tipo de método é comum em grandes empresas, mas, independente do tamanho de um negócio, ele pode ser implantado.

A ferramenta auxilia a realizar uma leitura completa dos principais pilares de uma empresa na hora de pensar o seu planejamento estratégico. A Força representa os potenciais da empresa. As Fraquezas são os pontos a serem melhorados. Já as oportunidades representam aquilo que há com boas perspectivas para ser melhor explorado. As ameaças, por sua vez, representam principalmente os concorrentes no mercado.

A Análise SWOT pode ser usada de diversas formas, mas as empresas de menor porte podem empregá-la como uma ferramenta de autoconhecimento (nesse caso, o conhecimento mais aprofundado a respeito do seu negócio), análise contextual e guia para a definição de um plano de ação.

SWOT é uma sigla em inglês dos termos Strengths (pontos fortes), Weaknesses (pontos fracos), Opportunities (oportunidades para o seu negócio) e Threats (ameaças para o seu negócio). Os pontos fortes e fracos, em geral, estão dentro da própria empresa, enquanto as oportunidades e as ameaças, na maioria dos casos, têm origem externa.

Análise SWOT como aplicar?

Tirar a análise SWOT do papel e levá-la para a prática não é tão difícil quanto pode parecer. Para aplicar a análise e observar as características positivas e negativas do seu negócio, preste atenção!

O mais importante é enxergar a sua empresa como alguém que a vê de fora. Dessa forma vê-se muito melhor os pontos fortes e fracos. A primeira etapa é essa: visualizar a sua empresa como alguém externo.

Após mapear as forças e fraquezas, é a hora das oportunidades e ameaças. Procure por algo que tem potencial e é pouco explorado. Pense nos projetos que você idealiza, mas não dá o pontapé inicial: essas são as oportunidades. Observar os movimentos do mercado também pode fazer a diferença aqui. Isso pode ditar as inovações que a serem cogitadas para a sua própria empresa. 

Para analisar as ameaças também é importante conhecer o mercado. Saiba quem são os seus concorrentes, o que eles estão fazendo e como estão fazendo. Essa é a melhor forma de conhecer as suas principais ameaças. Além disso, é uma forma de “não ficar para trás”.

No geral, a análise SWOT pode elevar a sua empresa para um novo nível. O que não basta, contudo, é ficar na análise superficial. Seja crítico, rigoroso e estrategista. Se necessário, conte com alguém de fora para enxergar as forças e fraquezas, isso pode ser fundamental.

Análise SWOT exemplos

Fatores externos expostos pela análise SWOT

Diferente dos fatores internos, os fatores externos são aqueles que não são de responsabilidade do seu negócio propriamente dito, mas sim do mercado de atuação. Mas também são importantes para a matriz SWOT.

Nesse caso você não terá controle do que acontece, as informações apenas estarão disponíveis para seu conhecimento, embora afetem seu negócio e devam ser consideradas em uma análise SWOT.

Dentro dos fatores externos é necessário analisar o macroambiente, ou seja, os fatores de mercado.

O macroambiente tem como principal função analisar temas mais amplos de mercado, exemplos:

● Economia do país (renda dos habitantes, inflação, níveis de consumo, etc.);

● Tecnologia (novidades que podem ser positivas para o mercado, automação, etc.);

● Sociocultural (valores e hábitos de consumo, etc.);

● Demográfico (nível escolar da população e do seu público-alvo, crescimento populacional, taxa de natalidade);

● Político-legal (monitorar PECs, novos representantes no governo, etc.);

● Surgimento de novos concorrentes do ramo.

Os fatores externos, de macroambiente, são aqueles ligado ao país e o mercado, os quais não podemos controlar, mas devemos analisar para saber como e quando investir, assim teremos uma matriz SWOT mais completa

Vamos para um exemplo prático de uma loja de varejo:

Força ou Strengths

● Clientes fiéis à marca;

● Marca bem posicionada no mercado por conta do seu tempo de existência;

● Produtos de fabricação própria;

● Liderança exemplar.

Fraquezas ou Weakness

A loja não tem um sistema de estoque que possa garantir a quantidade exata de produtos estocados;

● Clientes não adeptos à compras online;

● Empresa localizada em ambiente sem segurança;

● Sem estacionamento próximo ao local;

● Fornecedores externos demoram a entregar mercadorias;

● Transportadoras não cuidadosas;

● Setor de logística desorganizado.

Oportunidades ou Opportunities

● País cada vez mais conectado à internet;

● Possível criação de lojas virtuais;

● Redes Sociais ganham cada vez mais seguidores no país;

● Criação de novos pontos de venda.

Ameaças ou Threats

● Economia instável do país;

● Crescimento da população idosa sem acesso à internet;

● Falta de infraestrutura;

● Funcionários improdutivos.

Um exemplo Famoso, SWOT do MCDonald’s: (Clique para Ampliar)

SWOT: Quais são as oportunidades para o seu negócio?

Os pontos fortes:

Empreendedores tendem a ser otimistas por natureza. Por isso, reflita bem se o que você está escrevendo neste tópico é um ponto forte real ou se é apenas a sua opinião. Valide sua lista com pessoas que conhecem bem você e o seu negócio. Diversos itens podem ser considerados pontos fortes.

A lista de Oportunidades

Para elaborar a lista, é preciso que a empresa tenha uma estratégica clara, com objetivos, indicadores e metas bem definidos. Isso permitirá fazer com que as oportunidades vislumbradas para o negócio sejam priorizadas de acordo com a estratégia da empresa.

O que fazer depois?

A principal falha no uso da Matriz SWOT é imaginar que basta preencher os quadrantes e está tudo pronto. Esse é apenas o começo da Análise SWOT. Depois de preencher, é preciso analisar o que a empresa poderá (ou deverá) fazer para aproveitar seus pontos fortes e as oportunidades, melhorar seus pontos fracos e tentar extinguir ou minimizar o efeito das ameaças potenciais. Em outras palavras, é necessário um plano de ação.

Agora que você entendeu a análise SWOT e a sua importância, mãos à obra! Pequenas e médias empresas também são muito beneficiadas com a estratégia. Mesmo que você tenha um negócio ainda em seu início, aposte nas melhores estratégias para evitar erros.

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