Dicionário de termos de marketing: descubra principais termos

O marketing sofre grande influência do avanço tecnológico e em função do avanço da informática diversas ações e terminologias surgiram, além de outros que não deixam de ser difíceis de entender. Para ajudar, fizemos uma seleção dos principais termos de marketing.

À primeira vista é nítido que o setor de marketing e as agências de propaganda usam alguns termos-chave característicos que precisam ser tratados com cuidado.

A Daexe separou os principais termos que você precisa conhecer antes da próxima reunião com a agência ou o setor de marketing.

Dicionário de Termos de Marketing

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Principais Termos de Marketing

Marketing Digital

Marketing com ações e estratégias específicas para o marketing digital. Pode se utilizar de redes sociais, site, motores de busca como o google entre outras plataformas e meios.

Plano de Marketing

É um guia com as etapas que precisam ser cumpridas para uma campanha, usualmente começa na detecção da necessidade, passando pelos objetivos, noções do público, formato, linguagem e vai até a divulgação da última peça da campanha. O Plano de Marketing é de extrema importância, em especial quando trabalhamos com atores externos, como parceiros, agências de publicidade, assessorias de imprensa e etc.

Branding

Muita gente confunde o branding com a identidade visual. Mas ele inclui isso, mas sua função vai muito além disso. Ele tem uma abrangência mais ampla, abarcando inclusive a percepção do cliente sobre a marca. O que significa que toda ação de divulgação é uma ação de branding.

Inbound Marketing

Consiste em estratégias de marketing para atrair possíveis clientes para consumir conteúdos gratuitos e relevantes, muitas vezes cedendo dados de contato.

Outbound Marketing

Enquanto no Inbound a sua empresa atrai clientes, no outbound a sua empresa vai buscar clientes que prospectou os abordando de forma direta.

Marketing de Conteúdo

Esse é o coração do inbound marketing. Basicamente, toda a estratégia de inbound gira em torno da criação de conteúdo para gerar tráfego. E o marketing de conteúdo é a inteligência e execução disso.

Remarketing

Basicamente são publicidades voltadas para pessoas que já tiveram contato com seu produto uma vez e não fecharam. Você faz uma segunda propaganda para ele (usualmente no Facebook, Google ou por e-mail) para dar uma segunda chance de adquirir a sua solução ou completar uma ação que você propõe.

Leads

Se você contactou alguém no outbound e essa pessoa está interessada ela é um lead, se ela te deu os dados para baixar um e-book, ela é um lead. A princípio esse é um dos termos de marketing mais populares para definir potenciais clientes.

Persona

Cliente ideal. Essa é a definição. A persona não é exclusivamente quem acessa suas redes sociais. Ela é o perfil de pessoa ideal que compra a sua solução. Ela serve para orientar o seu time de marketing nas ações.

Avatar

Avatar é o perfil das pessoas que acessam suas redes sociais. Podem ocorrer variações do perfil da persona. E a definição de avatar não é tão específica quanto a de Persona.

Mídia Paga

Esse é um dos termos de marketing mais usados, se refere a mídias (redes sociais, tv, jornais e outras) que demandam investimento financeiro para serem acessadas. Uma rede social pode ser usada gratuitamente, mas ao pagar para divulgar nela, se torna uma mídia paga.

Landing Page

Também conhecida como página de captura, a sua função básica é oferecer uma solução ou venda de serviço. Mais nada. O usuário realiza uma compra ou ou troca suas troca suas informações por determinado conteúdo.

Conversão

O ato de cumprir uma ação que você propõe é uma conversão. Se alguém baixa um e-book, ou outra coisa que o faz dar os seus dados você tem uma conversão em lead.

Conteúdo Rico

Ou material rico, é basicamente um conteúdo de valor. Pode ser um ebook, um infográfico, planilha, vídeo ou documento mais elaborado que entrega um conhecimento mais aprofundado que um blogpost. Muito usado com isca para gerar conversões em landing pages.

E-mail Marketing

Conteúdo que tem como intenção vender. Por meio de conteúdo vão ensinar qual o problema, apresentação soluções e então vender um determinado produto.

Newsletter

Uma estratégia que oferta informação para os leads. Basicamente e-mails enviados em um período pré-estabelecido que auxiliem a geração de tráfego a partir de conteúdos pertinentes para o público.

Automação

Esse é um termo de marketing para uma ação que consiste em tornar uma série de ações automáticas e reproduzíveis diversas vezes. Por exemplo, um ciclo de e-mail marketing para todas as pessoas que baixarem um determinado conteúdo rico. Pode ser usada no e-mail, redes sociais e aplicativos de mensagem.

Funil de Vendas

Essa é uma estratégia de marketing dividida em três níveis: topo, meio e fundo. Quem está no topo ainda está descobrindo um problema. no meio já reconhece o problema, mas precisa da solução. E por último são os clientes que estão prontos para a abordagem, no fundo do funil.

Esse termo é muito utilizado no marketing e essa estratégia é usualmente vinculada ao marketing de conteúdo e inbound.

Sucesso do Cliente

Basicamente se trata da satisfação do cliente ao consumir o produto ou serviço e sua percepção sobre os resultados obtidos.

Nicho

Este termo faz referência a uma fatia de mercado. Uma parcela semelhante que se une a partir de diversos fatores: cultura, interesse, renda, necessidades padrões de consumo e outros atributos.

SEO

Do inglês, significa ferramenta de otimização de buscas. Totalmente baseada no uso de palavras-chave e padrões de repetição e afins

ROI

Frequentemente usado para definir o retorno do investimento. Esse é o termo de marketing que você mais vai notar as equipes de marketing usar. Ainda mais quando o assunto for o custo de cada lead, por exemplo.

CRM

É o sistema de gestão de relacionamento com o cliente, ou seja é o gerenciamento da relação com os seus leads, bem como a hierarquização e criação de anotações sobre a categoria. Frequentemente vão tratar o CRM como um software, afinal, a gestão de relacionamento é feita por meio de um programa que leva essa tipificação.

CAC

Esse é um termo de marketing comum que diz respeito ao custo de aquisição do cliente. Diferente do ROI, esse termo diz respeito especificamente pelo cliente conquistado.

KPI

Esse termo de marketing significa indicadores Chave de Performance. Ou seja, os indicadores que vão definir o sucesso da sua campanha ou ação de marketing.

CTA

De antemão é uma chamada para ação após a audiência ter consumido determinado conteúdo do seu e-mail, blog, anúncio ou outro tipo de veiculação. Assim como um simples botão para acessar uma landing page, como é mais usado.

CTR

Se refere a taxa de clique em um anúncio veiculado na internet. A cada X impressões, ocorreram X cliques. O que gera o percentual de cliques que é o resultado deste termo de marketing.

CPM

Custo de um anúncio a cada mil impressões. Como o CTR diz respeito a mídia paga.

API

Coisa de programador, basicamente são códigos que fazem um aplicativo utilizar funções de outros.

 

Planejamento estratégico

Independente do tipo de marketing que você for fazer, seja um marketing para negócios locais, e-commerce, ou até marketing médico, como clínica de emagrecimento, um bom planejamento faz toda a diferença.

Dekker Baptista

Dekker Baptista, CEO da Daexe, é um empreendedor são-tomense apaixonado por ajudar empresas a se reorganizarem e a materializarem seus sonhos. A Daexe é uma empresa nacional que atua nos ramos de Consultoria, Assessoria Executiva e Treinamento Gerencial. A empresa oferece uma variedade de serviços para ajudar empreendedores e empresários a melhorar o desempenho de seus negócios, otimizar recursos financeiros, aumentar e fidelizar clientes e tornar seus funcionários mais felizes.

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