O que é Valuation na prática?

Para que um negócio se torne atrativo para o mercado, é preciso que ele conte com um bom valuation. Isso significa o valor que ele possui para investidores e para o capital especulativo.

Para que um negócio se torne atrativo para o mercado, é preciso que ele conte com um bom valuation. Isso significa o valor que ele possui para investidores e para o capital especulativo.

No entanto, pode parecer contraintuitivo, afinal, como é possível medir o valor monetário de uma empresa? É possível que ela valha mais do que tem em caixa ou do que a soma de todos os seus produtos? É possível que seja mais barata do que a soma de todo o seu patrimônio?

Tudo isso não só é possível, como é provável. Neste conteúdo exclusivo vamos te explicar o que é valuation e como fazer da maneira correta. Confira!

O que é Valuation na prática?

Você certamente já deve ter ouvido falar que iFood, Uber e outras empresas de tecnologia não dão lucro, mas que elas valem números astronômicos.

De fato, o valuation é o valor que seria cobrado pelos sócios, caso quisessem vender a empresa para alguém. Para compreender esse conceito, precisamos simplificar as coisas.

Como você sabe que uma caneta BIC vale 1 real?

É evidente, porque alguém está cobrando esse valor!

Porém, você pode não concordar com ele e ir até outra papelaria e encontrar por dois reais ou até mesmo dez centavos. Certamente escolheria a opção mais barata, correto?

Isso acontece porque em uma venda acontece algo importante: o vendedor e o comprador concordam que o objeto tem algum valor. Se não fosse assim, ele não seria vendido.

Então, o valuation é o valor de uma empresa que os sócios dão, mas que o mercado concorda que é justo.

Para chegar a esse número existem inúmeras metodologias diferentes. O fluxo de caixa descontado é a mais popular entre elas. Veja como funciona:

Como fazer o valuation de uma empresa?

O que faria você comprar uma empresa? Os seus produtos, os seus serviços ou os seus colaboradores? Acreditamos que mesmo que você escolha uma dessas alternativas, a resposta final é:

Para que valha a pena!

Ou seja, você quer comprar uma empresa que, além de pagar de volta o investimento, dê lucro no futuro. Então, é nesse lucro futuro que devemos prestar atenção.

Comece analisando o valor do fluxo de caixa nos últimos anos. Preste atenção se ele está crescendo ou diminuindo. Aqui é necessário testar a sua habilidade de entender o mercado.

Se a empresa está em um nicho que o mercado prevê um crescimento nos próximos anos, o fluxo de caixa deve crescer, certo? Então, você deve estimar quanto deve ser esse fluxo para o ano seguinte, para daqui dois anos, três, quatro, cinco, até dez.

O segundo passo é encontrar a sua taxa de desconto, ou o quanto você espera de rentabilidade para esse investimento. E é importante ser realista. Nenhum economista espera que a Taxa do Tesouro Direto continue acima de 13% na próxima década, então esse não é um bom número para fazer as contas.

Nos últimos 5 anos a SELIC média foi de aproximadamente 6%, então esse é um número mais realista.

A equação do Valuation

A equação a ser utilizada nesse processo é a seguinte:

Fluxo de Caixa Descontado = Fluxo de caixa atual / (1 + taxa de desconto)^(anos)

Por exemplo:

Ano 1:

Fluxo de caixa atual = 100 mil

Taxa de desconto = 6%

FCD = 100 mil / (1+0,06)^1 = 94.339

Ano 2:

FC = 105 mil

Taxa de desconto = 6%

FCD = 105 mil / (1+0,06)^2

FCD = 93.449

Ano 3:

FC = 110 mil

Taxa de desconto = 6%

FCD = 110 mil / (1+0,06)^3

FCD = 92.358

Por fim, ao longo do período analisado, some todos os Fluxos de Caixa Descontados, e esse será o valuation da empresa!

Dekker Baptista

Dekker Baptista, CEO da Daexe, é um empreendedor são-tomense apaixonado por ajudar empresas a se reorganizarem e a materializarem seus sonhos. A Daexe é uma empresa nacional que atua nos ramos de Consultoria, Assessoria Executiva e Treinamento Gerencial. A empresa oferece uma variedade de serviços para ajudar empreendedores e empresários a melhorar o desempenho de seus negócios, otimizar recursos financeiros, aumentar e fidelizar clientes e tornar seus funcionários mais felizes.

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