PITCH DEC: O que é e como fazer um?

PITCH DEC: O que é e como fazer um?

Muitos empresários, sejam iniciantes ou já inseridos no mercado, sabem que suas ideias precisam de financiamento em algum momento. É neste tipo de situação que entra o Pitch Deck, um documento de apresentação do seu negócio, ideia, seu plano de negócios ou ainda, descrevendo seu produto ou serviços.

Dessa forma, a função do documento é apresentar o seu negócio para alguém que ainda não o conhece. Assim, ele precisa ser atrativo, para transmitir o que você deseja aos investidores em potencial.

Neste artigo, você vai entender o que é um Pitch Deck e como fazer o seu. Boa leitura!

O que é um Pitch Deck?

Também conhecido como Deck Inicial ou Deck do Investidor, o Pitch Deck é uma apresentação do negócio que tem como objetivo levar o conhecimento aos potenciais investidores. Assim, muito além de conseguir de fato o financiamento, o objetivo é ser uma visão inicial do que é o negócio ou produto a ser financiado. Ou seja, deve ser uma primeira visão sobre o que se trata.

Dessa forma, ao produzir o documento, a meta é conseguir marcar uma próxima reunião. Afinal, esse é o momento para dar os primeiros passos e mostrar porque o seu negócio ou produto é interessante e merece uma chance dos investidores.

Assim, uma apresentação de Pitch Deck consiste em, geralmente, uma série de slides que contam a história do seu negócio, mostrando porque ele é interessante. Dessa forma, é importante contar detalhes do negócio que causem uma boa impressão, além de caprichar nos efeitos visuais para fazer uma apresentação realmente marcante.

Como fazer um Pitch Deck?

Como dito no tópico anterior, uma apresentação de Pitch Deck geralmente é feita por meio de slides. Para isso, você pode usar ferramentas como o PowerPoint, Prezi, Canva, Keynote e outras.

Independente da plataforma utilizada, há alguns passos a se seguir para um bom Pitch Deck. Veja quais são eles:

1. Defina seu objetivo

Por mais que o objetivo dessa primeira apresentação não seja já fechar negócio, é preciso se lembrar que é o objetivo final.

Dessa forma, tenha em mente o que vai oferecer ao seu investidor anjo. Lembre-se que o investidor colocará dinheiro no seu negócio e espera um retorno. Portanto, tenha em mente também qual valor precisa e quanto oferecerá ao financiador.

2. Conte sobre a sua estrutura

É fundamental entender como funciona a parte administrativa, logística e financeira do seu negócio. Assim, você pode incluir esses detalhes na sua apresentação, além de transmitir mais seriedade na proposta.

3. Use informações relevantes

Colete informações sobre seu ticket médio, margem de lucros, custos fixos e outros que devem compor a apresentação.

4. Tenha objetividade

Por mais que pareça relevante inserir todo tipo de informação, lembre-se de fazer uma apresentação breve. É interessante não ultrapassar 30 minutos de apresentação, já que a agenda do investidor também pode ser apertada. Não faça rodeios e vá direito ao ponto.

5. Conte uma história

Por fim, a melhor maneira de tornar sua apresentação atrativa é mostrar as informações como se contasse uma história. O storytelling consiste em “prender” os ouvintes, por meio de detalhes da sua história, como a forma como a marca surgiu, principais desafios enfrentados, momentos de sucesso e outros que façam parte da sua história.

Exemplo de Pitch Deck: Airbnb

O Airbnb é referência mundial em locação para temporadas, mas a empresa também é um exemplo de inovação. Dessa forma, seu Pitch Deck é um dos mais conhecidos e acessados por empresas de todo o mundo.

Nele, podemos ver como a empresa foi capaz de preparar uma boa apresentação, que transmite encantamento, inovação e ao mesmo tempo é muito simples, direto ao ponto. Acesse a apresentação completa.

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Dekker Baptista

Dekker Baptista, CEO da Daexe, é um empreendedor são-tomense apaixonado por ajudar empresas a se reorganizarem e a materializarem seus sonhos. A Daexe é uma empresa nacional que atua nos ramos de Consultoria, Assessoria Executiva e Treinamento Gerencial. A empresa oferece uma variedade de serviços para ajudar empreendedores e empresários a melhorar o desempenho de seus negócios, otimizar recursos financeiros, aumentar e fidelizar clientes e tornar seus funcionários mais felizes.

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