3 pré-requisitos para a implantação do Balanced Scorecard nas empresas

Cada vez mais se ouve falar na Metodologia de Gestão Estratégica Balanced Scorecard. Não há um critério rígido sobre qual o tamanho que a empresa necessita ter para aderir a esta metodologia. Pelo contrário, estão entre os que aderiram o BSC grandes empresas multinacionais e micro e pequenas empresas de todos os tipos. A questão não é o porte da empresa. Porém, existem três características que são consideradas relevantes e pré-requisito para que a adesão à metodologia renda bons frutos. Vamos conhecer?

Determinação das metas estratégicas

As empresas que buscam uma o apoio de uma consultoria para implantarem o BSC precisam ter em mente para onde querem caminhar e serem conduzidas. Por mais que a consultoria possa ser útil em apoiar este processo, a construção das metas estratégicas está ligada ao sonho e à visão da empresa e dependem de motivações muito intrínsecas à direção da empresa. Portanto, as metas precisam ser determinadas antes de iniciar a implantação. A partir dessas metas é que serão definidos os indicadores de desempenho e o processo terá andamento. Se o processo for construído com base em metas precipitadas, todo o seu andamento ficará comprometido.

Comprometimento da direção da companhia

Quando a direção da empresa toma a decisão de implantar o BSC, tem de ter claro para si que precisará dedicar tempo ao projeto. Tempo é interesse. O projeto não caminhará por si só, nem terá sucesso com a condução isolada dos consultores. Pelo contrário, o que garante resultados na implantação do BSC é justamente o interesse e engajamento dos envolvidos em fazer o projeto dar certo, principalmente a direção, e isto implica em sincera vontade política por parte dos mesmos.

Criação de uma equipe de implantação

O sucesso de todo o trabalho de construção e aplicação do projeto BSC em uma empresa estará fundamentalmente atrelado à formação de uma equipe de implantação verdadeiramente engajada e comprometida com a prosperidade do projeto. Esta equipe é formada por colaboradores da própria companhia, que deverão ter interesse e disponibilidade de tempo para: a) assistir palestras e estudar os princípios do método; b) exercer o papel de interlocutores entre os consultores e a empresa; c) participarem ativamente no processo de determinação dos indicadores e parâmetros numéricos junto aos consultores e; d) após implantadas as etapas, exercerem a responsabilidade técnica pela atualização periódica dos indicadores e parâmetros numéricos a serem utilizados.

Agora que você já está a par destes três pré-requisitos, sugerimos que converse com a sua equipe e reflita se esta é uma boa hora para aderir a esta metodologia revolucionária ou ainda, quais ações você e sua equipe podem por em prática tendo em vista o preparo para receber este método. Não esqueça que os assessores do DAEXE estão à sua disposição para esclarecer qualquer dúvida. Nosso sonho é materializar o seu sonho!

Dekker Baptista

Dekker Baptista, CEO da Daexe, é um empreendedor são-tomense apaixonado por ajudar empresas a se reorganizarem e a materializarem seus sonhos. A Daexe é uma empresa nacional que atua nos ramos de Consultoria, Assessoria Executiva e Treinamento Gerencial. A empresa oferece uma variedade de serviços para ajudar empreendedores e empresários a melhorar o desempenho de seus negócios, otimizar recursos financeiros, aumentar e fidelizar clientes e tornar seus funcionários mais felizes.

Elevando Sua Empresa a Novas Alturas

Dê vida nova à sua empresa: otimize, fidelize e revitalize com nosso DIAGNÓSTICO GRATUITO.
ReOrganize

Artigos para você organizar, crescer e lucrar.