5 atos de auto sabotagem empresarial. Extermine hoje o ato nº 5!

Desta vez vou mirar as baterias para o cotidiano empresarial, com especial atenção aos erros e equívocos que, de tão comuns e recorrentes, trazem o risco de não provocar a indignação e o incômodo necessários aos empreendedores iniciantes, os quais pouco a pouco e corajosamente, vão transformando a cara do nosso universo empresarial.
Me refiro à situações muito comuns que, uma vez toleradas e digeridas, podem afetar o desempenho e o futuro de iniciativas fantásticas e inovadoras,assassinando-as ainda no berço pela falta de cuidado e atenção.
Vamos aos 5 atos da auto sabotagem empresarial:

Ato de auto sabotagem 1 – Um ambiente com comunicação inacessível ou ineficaz.

Jamais permita que o toque do telefone ocorra por mais de três vezes sem atendimento. Do outro lado da linha pode estar um potencial cliente irritado, que depois de escutar o toque por quatro vezes, provavelmente concluirá que foi melhor não ter sido atendido.

Ato de auto sabotagem 2 – O estabelecimento de metas impossíveis.

Pode acreditar, eu e você, a sua e a minha equipe possuem limitações. Para evitar que as metas e objetivos traçados não se transformem em peça de folclore, por conta do mais absoluto descrédito, estabeleça apenas aquilo que de fato possa ser realizado. Feito isto, cobre com rigor.

Ato de auto sabotagem 3 – A contratação de analfabetos funcionais.

Sim eles existem. O analfabetismo funcional pode ser identificado quando profissionais formados em boas escolas e eventualmente dotados de alguma experiência apresentam desconhecimentos impensáveis para as suas áreas de atuação. Algo como um gestor financeiro não dominar as práticas da matemática financeira, desconhecer princípios contábeis ou ferramentas e modelos de gestão financeira. Fuja disto.

Ato de auto sabotagem 4 – A institucionalização da desorganização.

Não há nenhum problema em se criar um ambiente de trabalho informal, arejado e livre dos rigores corporativos tradicionais. Muito pelo contrário, estes ambientes podem – veja bem, podem, mas não garantem – propiciar um ambiente de trabalho mais produtivo, agradável e dotado de alta dosagem de criatividade. Outra coisa é a informalidade ocasionar a perda de documentos e informações importantes ou a dificuldade para se localizar contratos. Muito cuidado com este quesito!

Ato de auto sabotagem 5 – Um escritório de contabilidade confuso.

No caso empresarial, ter a seu serviço um serviço de contabilidade confuso equivale às doenças silenciosas e aparentemente indolores que atacam os seres humanos. É algo que vai corroendo, pouco a pouco e dia após dia, a situação fiscal e os controles internos, fragilizando o aparato administrativo e financeiro, até se transformar em uma batata quente na qual ninguém terá coragem de por a mão.
Diante de uma primeira leitura, pode ser que tudo lhe pareça muito óbvio, mas o problema dos equívocos “óbvios” é que eles passam despercebidos e camuflados, e com o tempo ganham forma, vida própria, e grande potencial destruidor.

Já se pegou cometendo estes atos de auto sabotagem?é provável que sim, mas agora que você está ciente, é hora de mudar. Que tal começar exterminando o ato número 5? Entre em contato conosco, pois temos a dica certa para o seu negócio!

Obs.: Este texto faz parte da coluna da Plataforma Brasil, feito especialmente para os leitores do Saia do Lugar, e agora compartilhado com você pelo Blog DAEXE.

Dekker Baptista

Dekker Baptista, CEO da Daexe, é um empreendedor são-tomense apaixonado por ajudar empresas a se reorganizarem e a materializarem seus sonhos. A Daexe é uma empresa nacional que atua nos ramos de Consultoria, Assessoria Executiva e Treinamento Gerencial. A empresa oferece uma variedade de serviços para ajudar empreendedores e empresários a melhorar o desempenho de seus negócios, otimizar recursos financeiros, aumentar e fidelizar clientes e tornar seus funcionários mais felizes.

Elevando Sua Empresa a Novas Alturas

Dê vida nova à sua empresa: otimize, fidelize e revitalize com nosso DIAGNÓSTICO GRATUITO.
ReOrganize

Artigos para você organizar, crescer e lucrar.