5 Dicas para recuperação de crédito para empresas

A recuperação de crédito é uma atividade chave em muitas empresas. Muitas passam por problemas financeiros, principalmente quando oferecem algum tipo de serviço ou produto e se deparam com a inadimplência de seus clientes.

Um dos motivos que levaram a inadimplência aumentar consideravelmente no Brasil no último ano foram os desafios econômicos e sociais causadas pelo enfrentamento a pandemia causada pela Covid-19.

Centenas de milhares de pessoas perderam seus trabalhos e muitas delas acumularam dívidas. Então neste momento é preciso ter tato e empatia no momento da cobrança.

Recuperação de Crédito - negociação
Foto: Yanalya/Freepik

Conheça 5 estratégias para ter sucesso na recuperação de crédito

Não adianta nada bater na porta do cliente que está devendo para sua empresa e apenas cobrá-lo. Isso porque, provavelmente naquele momento o responsável pela dívida não terá condições de arcar com ela. Por isso, vamos a primeira estratégia:

 

Dica 1. Conheça seus devedores e busque saber o motivo da dívida

Antes de cobrar o devedor do valor que ele deve para sua empresa, é interessante saber o que fez com que ele não conseguisse arcar com aquela responsabilidade.

Sendo assim, vale você entrar em contato com todos, ou grande parte dos seus devedores e escutar seus respectivos motivos.

A partir disso, poderá conseguir elaborar uma estratégia para solucionar ou amenizar os valores em aberto.

Além disso, saberá exatamente quanto terá a receber dos clientes inadimplentes e planejar possíveis prazos de recebimento, conforme cada pessoa lhe informar.

Por exemplo, um dado alarmante mostra que 4,4 milhões de famílias estão com dívidas em atrasos e entraram em 2021 com essas pendências. Essa é uma informação levantada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em junho de 2020.

Vale ressaltar que é importante manter sempre o contato do seu cliente atualizado e entender quando ele poderá pagar a dívida. Retornar o contato em um prazo de 15 dias pode ser uma alternativa para conseguir receber e obter a recuperação de crédito da sua empresa.

 

Dica 2. Não faça apenas uma cobrança, negocie com o devedor

A partir do momento que você conhece o devedor e o motivo da sua dívida é importante negociar. Como citamos anteriormente, para a pessoa que está devendo você será apenas mais um cobrador.

Porém, caso sua empresa abra espaço para uma negociação do valor pendente, suas chances de receber parte desse dinheiro aumentam consideravelmente.

Uma das alternativas de negociação pode ser um desconto em caso de pagamento à vista. Um outro, também interessante para quem está devendo no mercado, seja oferecer um prazo maior para pagamento do valor que está em aberto.

Dica 3. Seja humano e defina uma estratégia na hora de cobrar seu cliente inadimplente

Quer receber o valor que está em aberto? Uma excelente forma de conseguir sucesso nessa tarefa tão importante é estabelecer um padrão na hora de cobrar.

Defina quem fará essa cobrança e como ela será feita. Em caso de formas por ligação, ou e-mail, por exemplo, opte por uma linguagem mais informal e tente visualizar o lado da pessoa que se encontra em débito.

Para que essa estratégia tenha resultados positivos, é importante fazer alguns testes e ver se tem obtido sucesso ou se é necessário mudar a forma de cobrança para conseguir o valor em aberto.

 

Dica 4. Como evitar a necessidade de recuperação de crédito

Como algumas instituições financeiras fazem, vale a pena analisar o perfil do cliente antes de oferecer crédito a ele, ou qualquer serviço.

Isso porque se ele já é um cliente mal visto na “praça”, pode vir a trazer sérios problemas para sua empresa, e tornando necessário o trabalho para recuperação de crédito.

Antes de oferecer os seus serviços, faça uma análise de crédito, por exemplo, no Boa Vista SCPC, em que é possível identificar o score do cliente por meio de seu CPF ou CNPJ. Caso o score esteja baixo, saberá que está assumindo um risco em oferecer o crédito a ele.

 

Dica 5. Escolha a melhor forma de contatar o devedor e conseguir a recuperação de crédito

Você sabe qual a melhor forma de entrar em contato com quem está devendo? Então vamos te apresentar algumas segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Geoc sobre omnichannel:

 

  • E-mail (46,4%)
  • Ligação telefônica (20%)
  • WhatsApp (14%)
  • SMS (10,7%)

A pesquisa que ouviu a opinião de 176 mil brasileiros, mostra que as pessoas preferem receber a cobrança por e-mail, então essa pode ser uma boa estratégia para sua empresa adotar e conseguir a recuperação de crédito desejada. Isso depende muito do seu público, por isso é importante conhecê-lo.

 

Dica Bônus: Evite que o devedor fale mal da sua empresa e busque por uma recuperação de crédito cordial

Além das dicas que oferecemos anteriormente, fique atento para que o devedor não fale mal da sua empresa.

Isso pode afastar clientes em potencial e fará com que você, além de ter um devedor em seu banco de dados, perderá pessoas que poderiam se interesse em seus produtos ou serviços, por exemplo.

Sendo assim, a forma como trata as pessoas que estão em débito pode ser crucial para o sucesso da sua empresa na busca pela recuperação de crédito.

 

Conclusão

A partir dessas dicas, é possível entender melhor o motivo que levou o cliente a ficar devendo e saber qual a melhor estratégia a ser adotada para receber o valor em aberto.

Sendo assim, vale usar a educação e o bom senso sempre, uma vez que o interessante para a sua empresa é receber o valor que está pendente.

Por tanto, saiba que não adianta querer apenas conseguir a recuperação de crédito a qualquer custo, uma vez que isso pode não acontecer. Mas sendo cordial e buscando alternativas vantajosas para o devedor, pode gerar dinheiro em caixa para sua empresa.

Caso você tenha dificuldades de fazer isso, a Daexe coloca a sua disposição uma assessoria executiva que pode ajudar a dar os próximos passos para conseguir a recuperação de crédito para sua empresa.

Conte conosco. Estamos sempre à disposição.

 

Dekker Baptista

Dekker Baptista, CEO da Daexe, é um empreendedor são-tomense apaixonado por ajudar empresas a se reorganizarem e a materializarem seus sonhos. A Daexe é uma empresa nacional que atua nos ramos de Consultoria, Assessoria Executiva e Treinamento Gerencial. A empresa oferece uma variedade de serviços para ajudar empreendedores e empresários a melhorar o desempenho de seus negócios, otimizar recursos financeiros, aumentar e fidelizar clientes e tornar seus funcionários mais felizes.

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