6 Indicadores financeiros que preciso acompanhar no meu negócio

X Indicadores financeiros que preciso acompanhar no meu negócio

Se você é empresário, já deve ter notado a importância de avaliar o quanto de lucro, de despesas e custos o seu negócio está gerando, não é mesmo? Esses indicadores financeiros são essenciais para saber se a sua empresa está no azul, avaliando o bom desempenho das finanças.

Os indicadores mais comuns são os de margem de lucro e faturamento, mas também existem diversos outros que devem ser levados em consideração para garantir a boa saúde financeira da empresa.

Com isso, pensando em te ajudar, trouxemos alguns desses indicadores para que você consiga avaliar os resultados e acompanhar a evolução financeira da empresa.

Acompanhe a seguir alguns desses principais e como eles funcionam.

1 – Receita bruta (faturamento)

A receita bruta, ou faturamento, é um dos indicadores financeiros básicos que toda empresa precisa acompanhar. Ele consiste na soma de todos os valores que foram obtidos a partir do início da venda de produtos ou serviços, ou seja, quanto a empresa ganhou com essas atividades.

Com o faturamento sendo avaliado, é preciso entender mais sobre o desempenho das vendas e quando a empresa consegue gerar caixa.

Além disso, ele também é uma das bases para conseguir calcular os valores dos impostos que a empresa paga. Vamos imaginar que uma loja vendeu 300 peças em um mês. Assim, para ter acesso ao valor total do faturamento, é só multiplicar as quantidades vendidas pelos valores do faturamento.

É importante lembrar que o faturamento é diferente do lucro, pois os custos da empresa não são considerados no cálculo.

2 – Lucro Bruto

O lucro bruto faz referência ao dinheiro que “sobra” das vendas que são feitas depois que todos os custos são pagos.

O lucro é o ganho real que a empresa obtém a partir das suas atividades, que será distribuído entre os sócios do negócio e investido para o seu crescimento. Esse indicador é o faturamento da empresa com os custos variáveis diminuídos.

Esses custos variáveis são aqueles que possuem variação de acordo com o ritmo das vendas, como fornecedores, estoque, quantidade de materiais adquiridos e comissão dos vendedores, por exemplo.

Entenda a fórmula: Lucro bruto = Receita total – Custo relacionados à produção.

3 – Lucro líquido

O lucro líquido é todo o valor que sobre do faturamento que a empresa teve depois que pagou os custos variáveis e os custos fixos.

Os custos fixos são aqueles que não possuem variação, independente do fluxo de vendas, como aluguel, salário dos colaboradores e contas mensais.

Entenda a fórmula: Lucro líquido = Receita total – Custos e despesas totais.

4 – Margem de lucro

A margem de lucro se refere à porcentagem que é adicionada aos custos de um serviço ou produto, determinando quanto a empresa conseguirá lucrar a partir dessas vendas.

Esse é o valor que os empreendedores precisam acrescentar junto ao preço da venda para que consigam realmente ter lucro e crescer com a empresa.

A margem de lucro é representada pelas especificações da margem bruta e da margem líquida.

Entenda a fórmula da margem Bruta:

Margem Bruta = Lucro bruto / Receita líquida x 100

Entenda a fórmula da Margem líquida:

Margem Líquida = Lucro líquido / Receita líquida x 100

5 – Margem de contribuição

Mais um indicador financeiro que você precisa conhecer e acompanhar na sua empresa é a margem de contribuição, que mostra se a organização está gerando receitas suficientes para conseguir cobrir os custos que possui e ainda assim gerar lucro.

A margem de contribuição é diferente da margem de lucro, pois também leva em consideração os custos fixos que a empresa possui, ou seja, a porcentagem representa quanto cada produto contribui para que o negócio possa pagar as despesas essenciais.

Entenda como é feita a fórmula da Margem de Contribuição:

Margem de contribuição = Faturamento – Custos relacionados à produção + Despesas relacionadas à produção.

6 – Capital de giro

O capital de giro é um indicador financeiro que funciona como o combustível de uma empresa, pois sem ele, não tem como manter o negócio em funcionamento.

Ele é uma reserva do caixa que garante que os pagamentos das contas possam ser feitos antes mesmo que os valores das vendas entrem no caixa da empresa.

Entenda como é feita a fórmula do Capital de Giro:

Capital de Giro = Ativo Circulante – Passivo Circulante

Agora que você entendeu um pouco mais sobre os indicadores financeiros que deve acompanhar, saiba que podemos te ajudar a estruturá-los de acordo com as necessidades do seu negócio.

Entre em contato conosco para saber mais.

Dekker Baptista

Dekker Baptista, CEO da Daexe, é um empreendedor são-tomense apaixonado por ajudar empresas a se reorganizarem e a materializarem seus sonhos. A Daexe é uma empresa nacional que atua nos ramos de Consultoria, Assessoria Executiva e Treinamento Gerencial. A empresa oferece uma variedade de serviços para ajudar empreendedores e empresários a melhorar o desempenho de seus negócios, otimizar recursos financeiros, aumentar e fidelizar clientes e tornar seus funcionários mais felizes.

Elevando Sua Empresa a Novas Alturas

Dê vida nova à sua empresa: otimize, fidelize e revitalize com nosso DIAGNÓSTICO GRATUITO.
ReOrganize

Artigos para você organizar, crescer e lucrar.