Levando sua empresa para o Sucesso

Levando sua empresa para o Sucesso

Planejamento Estratégico

Como fazer um Planejamento Estratégico?

O primeiro passo para a elaboração de um planejamento estratégico é  definir um posicionamento de futuro  que a sua empresa quer ocupar e  desdobrar esse posicionamento em  uma meta SMART, especificas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes para a empresa e um prazo. Depois disso, as equipes responsáveis devem desenhar quais são as ações que devem ser feitas para alcançar essas metas.

Um planejamento estratégico deve ter: responsáveis, gastos, tempo de duração, ações estratégicas, descrição de processos. Além de, uma política de recompensa para colaboradores.

Outro passo fundamental é a clareza e a divulgação do projeto. As equipes devem ter consciência dos novos rumos e deve existir a motivação efetiva dos funcionários para alcançar o objetivo. Por isso, é tão importante desenvolver uma cultura de bonificação ou premiação.

A empresa também pode contar com um serviço terceirizado para a criação de um planejamento estratégico. E a assessoria completa para a execução  dele dentro da organização.

O empresário ou empreendedor deve escrever de forma bem clara e objetiva a MISSÃO, VISÃO, VALORES e OBJETIVOS da empresa.

MISSÃO: Deve ser descrita se possível em uma frase para ser memorizada pela equipe toda (O que a sua empresa faz? Para quem faz? Onde faz?).

Exemplo da MISSÃO da nossa empresa é: Materializar o sonho e objetivos de empresários e empreendedores.

VISÃO: Deve responder a pergunta: Qual é seu sonho empresarial?

Exemplo da VISÃO da nossa empresa: Ser a melhor instituição do mundo em solução empresarial

VALORES: Deve responder a pergunta: Quais são as qualidades que te levaram a alcançar essa visão?

Exemplo dos nossos valores:

  • Comprometimento com a felicidade dos envolvidos.
  • Responsabilidade socioambiental, com promoção e incentivo de ações para o desenvolvimento sustentável.
  • Sinceridade acima de tudo.

 

OBJETIVO: Os objetivos devem impreterivelmente ter as seguintes características:

Realista ou alcançável, claro ou específico, ter prazo definido e, o mais importante, tem que fazer sentido para você e sua equipe.

Diagnóstico Empresarial

Diagnóstico Empresarial é feito nas empresas frequentemente com base no ambiente interno e externo da empresa, tendo como exemplo de um consultor externo que se propõe a fazer um diagnóstico de uma empresa. A primeira fase é o diagnóstico interno das cinco áreas de gestão – Estratégia, Recursos Humanos, Marketing, Financeiro e Operacional – da empresa ou somente a área da sua competência.

O consultor tem condições de, por meio de entrevistas  ou outro método de coleta de dados com o gerente ou proprietário da empresa, obter informações referentes a forças e fraquezas que, no passado impulsionaram a empresa ao momento atual, destacando os pontos falhos  e pontos a serem aprimorados, a fim de ter dados palpáveis para que o futuro desejado da empresa seja alcançado. Já a segunda fase, no ambiente externo, será necessário fazer uma pesquisa de oportunidade e ameaças que influenciarão a organização a alcançar o seu objetivo, porém sem que os gestores tenham controle. Para isso, o consultor deve considerar o Macroambiente e Microambiente.

As variáveis do Macroambiente a serem consideradas são: 

Fatores tecnológicos,políticos, sociais e culturais, legais, econômicos, demográficos e fatores ecológicos.

E as variáveis do Microambiente relacionadas com o público-alvo da organização são: 

Clientes, Concorrentes, Fornecedores, Agentes reguladores.

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