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Planejamento estratégico com BSC: saiba como implantar na sua empresa

O planejamento estratégico é fundamental para que uma empresa atinja seus objetivos e alcance o sucesso. Mas como determinar quais as metas mais importantes? Para isso, aliar o planejamento estratégico com o BSC pode auxiliar seu negócio.

Criado por dois professores de Harvard, o BSC é um método construído para medir o desempenho além do viés financeiro, passando por questões como processos internos, aprendizado e mercado. 

Dessa forma, com o planejamento estratégico com BSC é possível construir um plano de ação completo, que leve em conta todas as necessidades, oportunidades e desafios de uma empresa.

Neste artigo, vamos mostrar um passo a passo de como criar e executar um planejamento estratégico com BSC de forma prática. Você vai entender

  • o que é planejamento estratégico;
  • conceito do BSC;
  • como planejar com BSC; 

Continue a leitura para saber mais!

Entendendo o Planejamento Estratégico 

Muito se fala no ambiente empresarial sobre o planejamento estratégico, desde sua importância até sua suposta complexidade. A verdade é que o planejamento estratégico nada mais é do que um processo, que busca analisar e traçar um plano de ações para atingir um objetivo

Inegavelmente, é um processo fundamental para qualquer empresa. Afinal, todo negócio deseja chegar a algum lugar, não é mesmo? Seja uma PME ou grandes corporações, os objetivos são um fator em comum em qualquer organização

Em resumo, o planejamento estratégico começa com uma análise do cenário atual da empresa, identificando possíveis pontos de melhoria desde o modelo de negócio até sua atuação no mercado. 

Equipe planejamento estratégicamente

A partir disso, são determinados os principais objetivos a serem alcançados para solucionar esses desafios. Define-se também indicadores de sucesso, processos internos e os principais projetos a serem executados. 

Em seguida, é só colocar tudo em prática! Mas claro, sem deixar de lado o acompanhamento constante das metas e resultados, já que a execução é o principal problema do planejamento estratégico. 

Por mais que exista um mito sobre a complexidade do planejamento estratégico, a falta de execução é sim o grande vilão. Manter a equipe motivada e engajada na busca pelo sucesso não é fácil, mas recompensa. 

Como resultado, os benefícios do planejamento estratégico são inúmeros:

  • assertividade nas ações; 
  • ganho de produtividade;
  • maior controle de resultados;
  • foco em um grande objetivo;
  • melhoria da comunicação entre equipes;
  • organização dos processos internos;
  • previsibilidade de crescimento. 

Por fim, quando aliado a métodos de gestão como o BSC se torna uma ferramenta ainda mais poderosa para impulsionar o crescimento de um negócio. 

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Conceituando Balanced Scorecard

Balanced Scorecard, ou BSC, em tradução literal do inglês significa Indicadores Balanceados de Desempenho, é nada mais é do que um método de gestão estratégica para empresas

Embora o aspecto financeiro de uma empresa seja de grande importância, os criadores do BSC, os professores de Harvard Robert Kaplan e David Norton, acreditavam que os indicadores de desempenho não deviam se limitar a questões econômicas e que, o conhecimento de outras áreas traria mais assertividades à gestão empresarial

Em outras palavras, eles acreditavam que o funcionamento de uma empresa ia muito além dos dígitos acumulados ao final de cada mês. Essa necessidade foi o que os motivou a criar uma nova forma de mensurar o desempenho de forma completa. 

Por isso, o BSC é baseado em perspectivas, sendo elas: perspectiva financeira, perspectivas do mercado, perspectiva de processos internos e perspectiva de aprendizado. Para que uma empresa possa entender qual sua situação em cada uma dela, deve responder às seguintes perguntas: 

  • Para atender às necessidades dos nossos acionistas, quais objetivos financeiros devemos seguir? (Perspectiva Financeira) 
  • Para atingir nossos objetivos financeiros, que necessidades de nossos clientes devemos atender? (Perspectiva do Mercado)
  • Para satisfazer nossos clientes e acionistas, em quais processos internos devemos ser excelentes? (Perspectiva de Processos Internos)
  • Para atingir nossas metas, como nossa organização deve aprender e inovar? (Perspectiva de Aprendizado)

Matriz BSC

Em resumo, o BSC ajuda as empresas a entenderem como aumentar o faturamento, atendendo às necessidades de clientes e do mercado. Mostrando também, que isso só é possível com investimentos em inovação e melhorias nos processos internos

A partir disso, todas as necessidades apontadas por essas perguntas devem ser transformadas em ação. Ou seja, é aí que entra o planejamento estratégico! Ao aliar processo com metodologia, encontramos o chave do BSC: entender quais são os objetivos estratégicos dentro de quatro perspectivas amplas e definir planos de ação para alcançar os melhores resultados. 

Por fim, é importante ressaltar que para cada perspectiva do BSC deve-se ter no mínimo 1 e no máximo 3 objetivos estratégicos, com exceção da Perspectiva de Processos Internos que pode ter até 5 objetivos. Além disso, para cada objetivo estratégico deve-se definir entre 1 a 3 indicadores de desempenho. Todos esses aspectos serão inseridos no Mapa Estratégico, da qual falaremos mais adiante.

Agora que você já compreendeu os conceitos de planejamento estratégico e BSC é hora de aprender como unir tudo isso na prática! 

Como implantar o planejamento estratégico com BSC

O planejamento estratégico com BSC torna o processo ainda mais completo, ao trazer as quatro perspectivas do método de gestão. Aliando ambos, evita-se que o planejamento foque em um ou outro setor específico, negligenciando aspectos fundamentais para o sucesso do seu negócio. 

Por isso, vamos adentrar agora em um passo e passo de como fazer planejamento estratégico com BSC. Confira! 

1. Canvas Modelo de Negócio

 

O Canvas Modelo de Negócio é uma ferramenta que permite construir ou esboçar modelos de negócios novos ou que já estão no mercado. Por ser visual, ele permite desenhar de forma clara, acessível e colaborativa o modelo de negócio de uma empresa. 

Mesmo que sua empresa já esteja no mercado há anos, o Canvas é uma oportunidade de rever o modelo de negócio que foi definido anteriormente e se há ajustes necessários a serem feitos. Caso sua empresa seja nova, ele é a fundamental para que a entrada no mercado seja feita de forma consciente e estratégica. 

Com o intuito de abranger os principais fatores relevantes para a criação de um negócio, o Canvas analisa: 

  • Parcerias chave: quais são os parceiros terceirizados que ajudam sua empresa a entregar valor ao mercado;
  • Atividades chave: quais as principais atividades que irão fazer com que sua empresa funcione da melhor forma;
  • Recursos chave: quais são os ativos necessários para fazer com que o seu negócio funcione da melhor forma;
  • Proposta de valor: quais os benefícios mais valiosos que o seu produto vai entregar ao consumidor final; 
  • Relacionamento: quais estratégias serão utilizadas para criar uma conexão com o consumidor e fidelizá-lo;
  • Canais: quais canais de promoção, comunicação e distribuição serão usados para se relacionar com o cliente;
  • Segmento de clientes: definição de qual nicho de clientes sua empresa vai atuar e atender com suas soluções; 
  • Estrutura de custos: quais os principais gastos do negócio que impactam diretamente no financeiro; 
  • Fontes de receita: como o cliente irá pagar pelo seu serviço/produto.

Canvas Modelo de Negócio

Aos definir esses principais fatores, o modelo de negócio da sua empresa está pronto para ser usado ao longo do planejamento estratégico com BSC, sem deixar de lado nenhuma informação crucial.

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2. Análise SWOT

 

Entendendo o Modelo de Negócio da sua empresa, é hora de fazer uma boa análise de cenário. Para isso, utilizamos a Análise SWOT, uma ferramenta estratégica muito usada para analisar forças, fraquezas, ameaças e oportunidades que o seu negócio enfrenta

Dividida em quadrantes, a SWOT analisa o ambiente interno, que são aqueles fatores que estão sob controle da empresa, como tecnologia, equipamentos, colaboradores, cultura interna, entre outros. 

Além disso, a ferramenta também analisa o ambiente externo, que são aspectos que a empresa não tem controle. Como por exemplo, desastres naturais, novas leis, crises, taxas e juros, embargos, etc. 

Nesse sentido, a SWOT é composta por:

  • Forças: o que sua empresa tem de melhor, características que se destacam da concorrência, áreas em que é referência;
  • Fraquezas: quais aspectos da sua empresa podem melhorar, as deficiências identificadas, o que pode ser criado de novo;
  • Ameaças: quais fatores externos podem desestabilizar sua empresa e afetar seu crescimento;
  • Oportunidades: quais oportunidades o mercado oferece ao seu negócio.

Matriz SWOT

Não apenas sua empresa irá saber como usar suas forças para blindar-se contra as ameaças e fraquezas, como também irá aproveitar as oportunidades que o mercado oferece para gerar crescimento.

Bem como as ações identificadas na SWOT podem ser utilizadas como objetivos estratégicos aplicados aos BSC do seu negócio. Mas sobre isso, falaremos mais para frente!

3. Missão, Visão e Valores

 

Todavia, definir modelos de negócios e analisar cenários não é o suficiente para ter sucesso. É preciso saber aonde se quer chegar no futuro e como deseja-se ser visto pelo mercado quando estiver no topo. 

Para isso, é necessário a definição da filosofia da empresa. Com certeza você já ouviu falar dela, que é composta por:

  • Missão: qual o principal objetivo da sua empresa, o que ela deseja levar ao mercado e aos seus consumidor; 
  • Visão: qual sua visão de futuro, onde deseja estar em um período pré-determinado;
  • Valores: quais serão os princípios que irão guiar esse caminho até o sucesso.

Só pra exemplificar, imagine uma empresa do ramo farmacêutico que quer tornar a vida das gestantes mais tranquila (missão). Para isso, ela está investindo em pesquisas para lançar uma linha de produtos que amenizam os sintomas da gravidez. Sua meta é ter essa linha de produtos completa até 2021 (visão).

Da mesma forma, a empresa entende que precisa trabalhar de forma transparente, com todo o cuidado, segurança e afeto possível para construir um relacionamento com suas clientes nesse período (valores). 

Percebeu como dessa forma, o propósito de um negócio é muito mais claro e valioso? Quando uma empresa tem sua filosofia definida, ela consegue transmitir isso a seus colaboradores, parceiros e clientes, construindo relacionamentos sólidos e duradouros. 

Além disso, quaisquer objetivos estratégicos definidos daqui pra frente se tornam mais significativos, trazendo mais bem-estar aos colaboradores, que entendem a real importância do seu trabalho. 

4. Mapa Estratégico

 

Agora que você que tem em mãos um modelo de negócios, uma análise cenários e a filosofia empresarial, vamos voltar ao BSC para construir um mapa estratégico com os principais objetivos da sua empresa. 

O Mapa Estratégico é uma espécie de quadro resumo, que traz os principais objetivos estratégicos da empresa, divididos entre as quatro perspectivas do BSC que vimos lá no início. Confira abaixo um exemplo!

Modelo de Mapa Estratégico com BSC

Mas é importante lembrar que, todas as etapas anteriores devem ser levadas em consideração na hora de construir seu mapa estratégico. É preciso que seus objetivos façam sentido com seu modelo de negócio, estejam adequadas ao cenário atual da empresa identificado na SWOT e sejam executados de acordo com a sua filosofia

Em resumo, podemos comparar o mapa estratégico com uma árvore, onde em uma relação de causa e efeito, as inovações e pessoas são as sementes de uma empresa. Os processos internos são o tronco da árvore, dando sustentação. Já os clientes e o mercado são os ramos e as folhas, e por fim, os frutos são as receitas financeiras e o valor patrimonial do negócio.

5. Indicadores de Desempenho

 

Depois que os principais objetivos da sua empresa forem definidos em um Mapa Estratégico, é a hora de definir quais indicadores de desempenho irão ser utilizados para mensurar os resultados

Os KPIs, como os indicadores de desempenho são popularmente conhecidos, são uma forma de mensurar se um projeto ou conjunto de ações obteve o resultado esperado. Eles costumam ser um combinação de métricas e podem ser apresentados em número ou percentual

Relatórios de KPIs de uma empresa

Mas lembre-se, que de acordo com os criadores do BSC, o desempenho deve ser medido em diferentes áreas, por isso os KPIs devem estar relacionados com cada uma das perspectivas do método. 

Em suma, os indicadores de desempenho são fundamentais para analisar de forma tangível o quanto sua empresa está caminhando em direção aos objetivos definidos. Além disso, eles podem ajudar a detectar possíveis erros nos processos para que a correção seja feita antes de ser tarde demais. 

6. Metas

 

Logo após a definição dos KPIs, vem a definição das metas. Aqui, os objetivos estratégicos definidos de acordo com as perspectivas do BSC são detalhados ao máximo, para que cada responsável saiba o que é preciso ser feito para alcançar o objetivo global

Por exemplo, se na Perspectiva de Aprendizado, o objetivo é qualificar a equipe de vendas, é preciso definir um número específico de cursos ou eventos que a mesma deve participar. Ou se na Perspectiva de Mercado, deseja-se lançar um novo produto, é preciso definir um cronograma desde a pré-produção até o lançamento. 

Essas metas ajudam a analisar o desempenho das ações planejadas, e contribuem também para que as equipes percebam que seu trabalho está sendo feito e dando resultado, dia após dia, não apenas no fim da ação. 

7. Projetos e Processos

 

Sem dúvida, agora é a hora colocar tudo o que foi planejado em prática. Para isso, precisamos entender o que são processos e projetos e como eles afetam o planejamento estratégico

Em primeiro lugar, processos são uma sequência de atividades que devem ser realizadas para completar uma ação. Ele se repete e tem como objetivo gerar sempre o mesmo resultado. Um exemplo é o processo de vendas. 

Já projetos são ações que acontecem em um determinado período, com o objetivo de alcançar um resultado específico. Possuem início, meio e fim determinados. O lançamento de um produto novo, é um exemplo de projeto. 

Equipe analisando processos

Nesse sentido, é preciso definir quais os processos e projetos que envolvem o planejamento estratégico da sua empresa. Quais ações serão realizadas periodicamente e quais projetos serão pontuais, tudo visando alcançar os objetivos estratégicos principais. 

No entanto, vale ressaltar que suas definições são importantes para manter a equipe no caminho certo. Quando se saber qual o objetivo final e quais ações são necessárias, perde-se menos tempo com atividades sem prioridade alguma, que acabam apenas atrapalhando a rotina empresarial. 

Por fim, é importante que cada colaborador dentro da empresa tenha consciência de seus processos e projetos para que contribua de forma organizada com os objetivos da empresa.

8. Definição do organograma 

Quando todos os processos e projetos estiverem alinhados, é hora de definir os responsáveis por cada ação. Como o planejamento estratégico com BSC envolve diversos setores de uma empresa, é importante reunir todos para uma apresentação do plano e definição de prazos e atribuições.

Dessa forma, a criação de um organograma facilita a organização interna das equipes, além da comunicação e do acompanhamento dos resultados. Quando se tem um responsável, fica mais fácil delegar tarefas e acompanhar a execução com uma única pessoa.

9. Orçamento Estratégico

De fato, o planejamento estratégico precisa ser sustentado pelo orçamento financeiro da empresa. Afinal, qualquer ação requer investimento, seja em qualificação dos colaboradores, em novos produtos, comunicação, entre outros. 

Por isso, todas as ações devem ser avaliadas do ponto de vista financeiro, para serem então validadas junto à capacidade de capital da empresa. Tanto é que, dentro do Mapa Estratégico do BSC, a Perspectiva Financeira vem primeiro, reforçando sua importância. 

Liste todos os recursos e investimentos necessários junto ao setor financeiro para que o seu planejamento estratégico não siga um caminho fora da realidade e se torne apenas um plano, sem ação. 

10. Reconhecimento

 

Ainda que o planejamento estratégico com BSC tenha o auxílio de diferenças ferramentas e método, nada disso sairá do papel se não houver o engajamento dos colaboradores da empresa

Como resultado de todo esforço e dedicação, é importante que a empresa pense em uma política de recompensa para seus funcionários. Podem ser modelos como PPR ou PLR, mas o essencial é que todos se sintam reconhecidos. 

Em contrapartida, essas ações de reconhecimento irão criar uma sensação de pertencimento em todos, motivando-os e estimulando o bem-estar. E como já se sabe, a motivação é um fator crucial para aumentar a produtividade. Ou seja, empresa e colaboradores saem ganhando. 

Líder parabenizando colaboradora pelo seu trabalho

A importância do planejamento estratégico com BSC

 

Ao longo deste guia, apresentamos a você um passo a passo completo de como implantar o planejamento estratégico com BSC na sua empresa. Os benefícios são inúmeros e refletem em todos os setores da sua empresa. 

Não apenas os aspectos financeiros são levados em conta quando planejamos com BSC, mas toda a organização é beneficiada por um plano de ações coerente que entende as necessidades da empresa de forma completa. Por isso, a combinação de planejamento estratégico com BSC é tão eficiente. 

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