Gestão de Pessoas as Melhores Dicas para Aplicar na sua Empresa

A gestão de pessoas não é uma tarefa nada fácil, não é mesmo? É preciso muito estudo, análise de comportamento, diálogos, avaliação de desempenho, dentre outros.

É uma estratégia importantíssima principalmente para manter os colaboradores engajados e na retenção de talentos. Diante disso, este artigo tem como objetivo transmitir as melhores dicas para gerir a equipe da sua empresa, por isso nos acompanhe e saiba tudo por meio dessa leitura.

O que é Gestão de Pessoas?

Primeiramente, você sabe exatamente o que é uma gestão de pessoas?

Pois bem! Ela é um conjunto de práticas e metodologia aplicadas que visa administrar o comportamento dos colaboradores. Além disso, o desenvolvimento do capital humano dentro das empresas. Dentre suas técnicas principais estão a motivação, retenção e capacitação dos colaboradores tendo como objetivo a busca de melhores desempenhos.

E qual a importância dessa Gestão?

Antes de mais nada, as empresas são formadas por pessoas e estes devem estar motivados e engajados para que a organização evolua. Pois, caso eles estejam desmotivados a empresa pode perder bons funcionários, grandes talentos e ter uma alta rotatividade e nada disso é bom para ninguém.

Dessa forma, a estratégia de gestão de pessoas é importante para possibilidades maiores de crescimento e produtividade para ambas as partes.

Mas para isso é necessário seguir os 5 pilares da gestão de pessoas, sabe quais são eles?

  1. Motivação
  2. Comunicação
  3. Trabalho em equipe
  4. Conhecimento e competência
  5. Treinamento e desenvolvimento.

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Dicas para Aplicar Gestão de Pessoas na sua Empresa

Desse modo, agora iremos dá algumas dicas para aplicar a gestão de pessoas na sua empresa, por meio dos 5 pilares.

  • Primeiro de tudo, defina as metas e competências de forma alinhada com suas estratégias e planejamento do negócio. Pois assim ficará mais fácil do funcionário entender sua função e como estar trazendo bons resultados.
  • Tenha tempo hábil e disponível para ouvir seus colaboradores, veja como isso é valioso para as duas partes. Além de manter a credibilidade da empresa e demonstra que reconhece o funcionário como parte importante.
  • Estabeleça um fluxo de comunicação, é fundamental que as informações estejam disponíveis de forma clara e objetiva. Além disso, que venha ser acessível para todo e qualquer setor.
  • Crie a cultura do feedback, faça reuniões periódicas para atualizar as práticas de cada departamento, observando falhas, acertos. E buscando novas metas a serem alcançadas.
  • Incentive o trabalho em equipe, isso é essencial para empresa e para os colaboradores. Pois assim, podem compartilhar os objetivos da organização e se auxiliarem durante as demandas, sem falar que cada departamento irá entender melhor o que o outro faz.
  • Proporcione o bem-estar dos funcionários, qualidade de vida é o que mantém equipe satisfeita e engajada perfeitamente. Elabore programas de saúde física e mental, incentive a prática de esportes, boa alimentação, etc.
  • Utilize processo de reconhecimento e recompensa, isso é de extrema importância para que funcionários sejam encorajados a manter a dedicação e o bom trabalho.
  • Trabalhe a retenção de talentos, avalie a potencialidade de cada um, cuide para que mantenham os resultados positivos no negócio.
  • Faça plano de carreira, já que oportunidades internas é mais uma forma de motivação dos colaboradores dentro da empresa. Mas deve-se ter cuidado para não gerar competição.
  • Realize treinamento e capacite equipes por meio de ações que desenvolvam as tarefas diárias e que gerem ainda mais conhecimento. Sendo assim, demonstra preocupação com seu funcionário e ainda oferece melhores ferramentas para execução de suas atividades.
  • Invista em novas tecnologias, com isso irá otimizar as rotinas deixando-a mais dinâmica. Assim também, permitirá que processos de avaliação e aprendizagem fiquem mais eficientes.
  • Comemore conquistas, como por exemplo quando alcançar as metas faça uma confraternização deste momento. Ou quando solucionar um problema sério, isso mantém a equipe engajada e ainda mais motivada.

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Então, como aplicar a gestão de pessoas na empresa?

Certamente, não será do dia para noite que poderá estar aplicando essas e outras formas de gestão de pessoas. Por isso, é necessário que se crie um planejamento nesta área, com todas estratégias e metas estabelecidas e organizadas.

 

Gostou do nosso artigo? Aplique nossas dicas na sua empresa e depois compartilhe nos comentários suas experiências.

 

Rafaela de Souza Batista

Bacharela em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. Redatora e Produtora de Conteúdo para Web. Ama escrever e criar coisas novas. Uma estudiosa sobre o comportamento do consumidor e as novidades da área do marketing.

Dekker Baptista

Dekker Baptista, CEO da Daexe, é um empreendedor são-tomense apaixonado por ajudar empresas a se reorganizarem e a materializarem seus sonhos. A Daexe é uma empresa nacional que atua nos ramos de Consultoria, Assessoria Executiva e Treinamento Gerencial. A empresa oferece uma variedade de serviços para ajudar empreendedores e empresários a melhorar o desempenho de seus negócios, otimizar recursos financeiros, aumentar e fidelizar clientes e tornar seus funcionários mais felizes.

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