Ambiente de trabalho tóxico: como identificar essa situação e revertê-la?

Ambiente de trabalho tóxico: como identificar essa situação e revertê-la?

De acordo com pesquisa realizada pela SHRM, cerca de 30% dos trabalhadores ficam irritados em casa por conta do seu dia na companhia. Além disso, o ambiente de trabalho tóxico custa para as empresas cerca de 223 trilhões de dólares ao ano.

É normal que haja algum estresse ou atrito na rotina de uma empresa, afinal, a gestão para pessoas é sobre lidar com esses e outros problemas. No entanto, quando isso se torna crônico, pode custar caro para qualquer negócio, e para a saúde mental dos envolvidos.

Com isso em mente, criamos este conteúdo exclusivo para que você aprenda a identificar um ambiente de trabalho tóxico, com dicas para reverter esse quadro. Confira!

Como identificar um ambiente de trabalho tóxico?

Podemos definir um ambiente de trabalho tóxico com base em três pilares, que juntos podem ser resumidos como a falta de participação do colaborador.

Muitas empresas acreditam que quando o indivíduo deixa a dar o máximo de si, o problema está com ele. Porém, essa pode ser uma resposta à maneira como a empresa está organizada.

O ambiente de trabalho tóxico, normalmente, se expressa nos seguintes sinais:

  • Os colaboradores fogem de responsabilidades além das suas;
  • Eles não dão mais sugestões e não aceitam feedback;
  • Há mais problemas do que soluções.

Compreenda que a partir do momento em que há mais problemas do que soluções, um alerta fica aceso.

O mesmo acontece quando as fofocas começam a ganhar força, também quando os colaboradores deixam de cooperar entre si por conta de questões pessoais.

Existem infinitas razões para que um ambiente de trabalho se torne tóxico, e é seu dever como gestor para pessoas identificar e corrigir.

Não há uma definição exata para esse cenário, portanto, cabe o bom senso e capacidade de compreender o que os seus colaboradores estão sentindo ao trabalhar na sua marca.

Nós temos uma série de materiais que podem ajudá-lo a retomar o controle da sua empresa. Confira aqui!

Dessa maneira, vamos falar um pouco sobre as possíveis soluções.

#1 Incentive a comunicação interna

A comunicação costuma ser a principal fonte de desentendimentos em uma empresa. Certamente a internet trouxe muitos benefícios para todos os negócios, mas sabemos o quanto uma mensagem pode ser mal interpretada por conta de um simples erro de pontuação.

É preciso ter em mente que conversar abertamente com os colaboradores, e eles entre si, é o melhor caminho para resolver qualquer atrito. Se eles não conseguem fazê-lo entre si, o gestor deve conversar com todos e entender onde está esse bloqueio.

A comunicação não-violenta será a sua maior ferramenta nesse sentido.

#2 Alinhe as expectativas

Outro passo importante para reduzir a “tensão no ar” é alinhar as expectativas dos colaboradores e das empresas.

Entenda que uma pessoa só faz bem aquilo que ela vê como algo importante. Portanto, deve-se investir em colaboradores que possuem objetivos parecidos com os da empresa. Assim, é natural que se esforcem com mais afinco para executar suas atividades.

#3 Exercite a empatia

Sem dúvida, o mercado está se tornando cada vez mais competitivos, e empresas precisam aumentar a sua produtividade para acompanhar essas transformações.

No entanto, a competitividade extrema leva ao esgotamento emocional. Os colaboradores podem passar a competir entre si por melhores salários, melhores posições ou mais reconhecimento.

Se não houver espaço para todos se desenvolverem, temos a receita para um ambiente de trabalho tóxico.

#4 Faça pausas

Por fim, é importante que os colaboradores tenham um espaço para limpar a mente. Pode ser um jardim silencioso, uma horta ou até mesmo uma sala afastada.

É preciso que eles possam respirar por alguns minutos para tirar tudo o que está incomodando na sua cabeça, para então voltarem renovados ao trabalho.

Muitos consideram essa estratégia ineficiente, mas entenda, produtividade não é sobre estar sempre ocupado, é sobre fazer o melhor possível no menor tempo. Ninguém precisa se esgotar para dar conta de fazer um trabalho.

Nós podemos ajudá-lo a criar um ambiente de trabalho altamente produtivo no qual os seus colaboradores agem como um time. Acesse a nossa página para compreender!

Dekker Baptista

Dekker Baptista, CEO da Daexe, é um empreendedor são-tomense apaixonado por ajudar empresas a se reorganizarem e a materializarem seus sonhos. A Daexe é uma empresa nacional que atua nos ramos de Consultoria, Assessoria Executiva e Treinamento Gerencial. A empresa oferece uma variedade de serviços para ajudar empreendedores e empresários a melhorar o desempenho de seus negócios, otimizar recursos financeiros, aumentar e fidelizar clientes e tornar seus funcionários mais felizes.

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