Como organizar a equipe para melhorar a performance

Como organizar a equipe para melhorar a performance

Uma ações que costuma ficar prejudicada é a gestão de pessoas. Muitos colegas acabam não se conectando com a equipe, quando poderiam resolver várias situações com feedbacks rápidos e espontâneos. Mesmo gestores podem deixam de organizar a equipe por isso.

Fazer as pessoas trabalharem em equipe é um dos maiores desafios. E é de responsabilidade dos líderes promoverem um ambiente que permita uma boa comunicação.

É interessante criar uma rotina de trabalho que auxilie nas atividades e no alcance de metas.

Uma ótima maneira de superar esse desafio é deixar bem claro a função de cada funcionário. Já que alguns não conhecem totalmente qual é a rotina e qual o seu papel.

Existem também casos em que a empresa não deixa isso claro. Por isso, muitas pessoas começam o relacionamento de trabalho batendo cabeça e tropeçando umas nas outras.

Quando o assunto é a coordenação de uma equipe é preciso saber como dividir as tarefas, a fim de promover a organização das atividades individuais e das coletivas.

Confira algumas dicas a seguir.

Feedback rápido e espontâneo

Chegar para o colega e dizer: nossa, que legal essa tarefa. Não dói. Então chegar com um comentário propositivo quando as coisas não parecem tão legais, não deve doer também.

O segredo é simples: não crititar e sair correndo. Use referências. Mostre modelos que você já usou, mostre uma referência da concorrência. Não importa. Dê um feedback.

E saiba receber também, com o coração aberto e pensando que o que esse feedback quer é a melhora contínua, e não acabar com o seu dia. Então receba ele como um presente.

Follow Up rápido

Se você precisa de algo, mande uma mensagem, um e-mail, ou levante e vá perguntar. Estimular o follow up rápido entre os colegas é uma forma de fomentar a gestão para resultados!

A dica é simples e pode ser resolvida com três etpas:

Etapa 1

Pergunte se determinada atividade está pronta. O ideal é que seja uma coisa branda. Como por exemplo: “Fulano, como tá a planilha?”

Etapa 2

Se não estiver pronta ou a resposta da etapa 1 não tiver sido um compromisso de prazo, peça uma data. Pergunte qual a previsão para terminar.

Etapa 3

Não deu certo? Pergunte se está tudo bem e se ofereça para ajudar.

Teste o funcionário com equipe antes da contratação

Em geral, a maioria dos colaboradores consegue trabalhar bem em equipe, mas toda regra tem sua exceção. E existe quem não consegue trabalhar junto com determinadas pessoas, o que pode atrapalhar o desempenho de toda a equipe.

Visando isso, torna-se fundamental testar um funcionário antes de contratá-lo, com a intenção de perceber se ele vai se adequar a cultura da sua empresa.

As pessoas possuem hábitos, personalidade e pensamentos diferentes, é preciso avaliar isso e verificar se existe conformidade com os valores da empresa e adequação com a missão e a visão da empresa.

Se isso está claro, as chances de uma boa adaptação são altas.

Liderança com propósito para organizar a equipe

Tenha líderes comprometidos com o MVV da empresa. Que saibam os valores, que estejam adaptados com isso e um profundo compromisso com a visão e missão da empresa.

Além disso, garanta que eles possuam uma postura acolhedora e colaborativa. Que ele seja o líder que não apenas cobra, mas que entenda, ensine e participe.

Saber ouvir é fundamental no processo. Mas que não perca a mão quando for a hora de cobrar. Cuide das suas lideranças e cobre deles que cuide dos outros.

Analise sua equipe

Geralmente os funcionários possuem funções diferentes dentro da empresa. Além disso, cada um tem seu perfil. Alguns trabalham melhor com computador, outros lidam melhor com pessoas.

A partir dessa análise é possível entender e alocar melhor as atividades e a própria equipe para obter o máximo potencial. A melhor forma de alcançar a capacidade máxima da sua equipe é conhecendo as pessoas.

Conhecer os colaboradores é sempre muito importante. E estimular as experiências colaborativas é muito importante. Com uma integração ampla da empresa, as pessoas podem compartilhar conhecimento e experiências.

O caldo dessa equação pode ser muito positivo para a efetividade e aumento da qualidade das tarefas e atividades desempenhadas na empresa.

Trabalhe a comunicação e identidade da equipe

Faça a equipe se sentir confortável, para compartilhar coisas triviais, mas especialmente técnicas e experiências de trabalho, cursos e coisas interessantes.

Isso ajuda e cria um ambiente de contínuo aprendizado na equipe. Mas não esqueça de que deve ser aplicado a liberdade com responsabilidade.

A identidade também é uma questão central. Cada setor de uma empresa possui uma equipe e é público e notório que profissionais de comunicação e marketing usualmente possuem perfil diferente de advogados e administradores.

Entender, aceitar e fortalecer isso, junto com o respeito às diferenças é se preparar para a nova economia que é  cada vez mais plural e focada em resultado.

Promova o desenvolvimento para organizar a equipe

Ofereça treinamentos e desenvolvimentos dos funcionários, visto que assim demonstra o quanto a empresa valoriza e deseja continuidade do trabalho.

A capacitação é benéfica para ambas as partes, pois garante que os colaboradores estejam mais satisfeitos com suas funções, e resulta em crescimento da empresa.

Crie uma rotina para organizar a equipe

Desenvolver rotina baseada em produtividade. Isso é um fator crucial na organização de uma equipe, mesmo quando há uma variação das atividades, isso porque auxiliará na execução das tarefas.

A criação de uma rotina estabelecerá que os membros da equipe de trabalho procedam suas atividades corretamente, conforme as exigências de cada demanda.

Por outro lado, manter uma certa flexibilidade é importante levando em consideração que tarefas urgentes poderão surgir. Neste contexto, a adoção de uma rotina muito rígida poderá entrar em choque com demandas de última hora e com curto prazo.

Utilize Softwares para organizar a equipe

A saber, já existem softwares de produtividade baseados em equipes, que podem ser essenciais na organização de sua equipe, projetos e fluxo de trabalho.

Esta é uma maneira prática de centralizar os recursos e manter todos atualizados do progresso do trabalho.

Dê o exemplo

A melhor forma de mostrar suas expectativas em qualquer assunto dentro da empresa, é dando o exemplo. Não seria diferente quando se trata de organizar a equipe.

Se espera pontualidade dos membros da equipe, o gestor deve ser o primeiro a chegar e a entregar suas atividades, por exemplo. Por isso, seja organizado, tenha rotinas diárias de trabalho, comuniquem-se quando necessário. Tudo isso com a intenção que eles entendam a importância dessa organização.

Tenha objetivo unificado para organizar a equipe

Além dos objetivos individuais, é imprescindível contar com os objetivos para que sua equipe trabalhe em conjunto.

Assim aumentará a comunicação e a colaboração em grupo e os lembrará que fazem parte de uma equipe.

Podem-se tomar diversas ações para organizar a equipe de trabalho, visando gerenciar seus colaboradores e suas atividades.

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Dekker Baptista

Dekker Baptista, CEO da Daexe, é um empreendedor são-tomense apaixonado por ajudar empresas a se reorganizarem e a materializarem seus sonhos. A Daexe é uma empresa nacional que atua nos ramos de Consultoria, Assessoria Executiva e Treinamento Gerencial. A empresa oferece uma variedade de serviços para ajudar empreendedores e empresários a melhorar o desempenho de seus negócios, otimizar recursos financeiros, aumentar e fidelizar clientes e tornar seus funcionários mais felizes.

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