Descubra o que a jornada do cliente faz pela sua empresa

Jornada do cliente!

Você certamente já sabe que a experiência que a sua empresa oferece ao cliente é determinante. E uma das principais ferramentas que auxiliam nesse campo é a jornada do cliente.

Saiba mais sobre ela e o que ela pode fazer pelo seu negócio.

O que é a jornada do cliente?

A jornada do cliente é todo o caminho que o consumidor percorre desde o primeiro contato que ele tem com a sua empresa até o pós-venda. Com essa explicação, parece que a jornada é algo que acontece naturalmente.

E isso não deixa de ser verdade. Porém, quando a empresa mapeia todos os seus passos, consegue intervir sobre ela, aumentando as chances de que o cliente chegue à conversão.

O que a jornada do cliente pode fazer pela sua empresa?

Ainda que a jornada diga respeito ao cliente – como o nome sugere – o mapeamento dela pode trazer grandes resultados para o seu negócio:

Aumento da retenção

Vamos pensar no funil: quantos clientes têm um primeiro contato com a sua empresa (independentemente do canal) em um mês? E desses, quantos chegam a efetivar a compra? O número é, provavelmente, bem menor. Na transição de cada etapa da jornada, clientes em potencial naturalmente são perdidos.

Porém, se a empresa tiver um bom mapeamento, vai saber o que pode ser feito em cada uma dessas fases, a fim de reduzir essa perda.

Ah, e se você quiser conhecer estratégias para fidelizar esses clientes que converteram, leia este artigo.

Identificação dos melhores canais de comunicação

A quantidade de redes sociais e canais de comunicação disponíveis só aumenta a cada dia que passa. Na tentativa de marcar presença em todos eles, muitas empresas não conseguem fazer isso com qualidade e, consequentemente, não alcançam os resultados que gostariam.

O mapeamento da jornada do cliente ajuda você a identificar em quais dessas plataformas os seus clientes em potencial realmente estão. Logo, a empresa seleciona os canais mais estratégicos para estar e consegue fazer isso com qualidade.

Percepção de falhas

Uma jornada bem estruturada permite observar em quais etapas está ocorrendo um maior número de falhas na comunicação com o cliente. Assim, elas poderão ser corrigidas para que não prejudiquem a experiência do consumidor e nem o impeçam de finalizar a sua compra e voltar mais vezes.

Como mapear a jornada do cliente?

Para que tudo isso aconteça, o primeiro passo é mapear a jornada do cliente. Observe as seguintes orientações:

  • Construa as personas que correspondem ao seu cliente;
  • Identifique quais são os pontos de contato disponíveis atualmente entre a empresa e o cliente;
  • Liste as ações que o seu cliente realiza ao longo da jornada. Pode haver diferentes caminhos, procure desenhar todos eles;
  • Converse com seus clientes atuais para entender como foi a jornada real deles;
  • Conheça as motivações de compra dos seus clientes.

A partir disso, você consegue estruturar a jornada do cliente e pensar em estratégias para cada uma das suas etapas – e todos os benefícios listados acima serão consequência disso.

A Daexe ajuda você a se relacionar de forma mais assertiva com os seus clientes.

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Dekker Baptista

Dekker Baptista, CEO da Daexe, é um empreendedor são-tomense apaixonado por ajudar empresas a se reorganizarem e a materializarem seus sonhos. A Daexe é uma empresa nacional que atua nos ramos de Consultoria, Assessoria Executiva e Treinamento Gerencial. A empresa oferece uma variedade de serviços para ajudar empreendedores e empresários a melhorar o desempenho de seus negócios, otimizar recursos financeiros, aumentar e fidelizar clientes e tornar seus funcionários mais felizes.

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