Sucesso do cliente: O que é e como implementar?

Sucesso do cliente ou customer success, como é conhecido em inglês, é uma estratégia que busca aprimorar a experiência do cliente. Dessa forma, o objetivo é garantir um excelente atendimento desde antes da compra, durante e depois. Ou seja, é entendido que a experiência do cliente está em todas as etapas da jornada de compra.

Sucesso do cliente ou customer success, como é conhecido em inglês, é uma estratégia que busca aprimorar a experiência do cliente. Dessa forma, o objetivo é garantir um excelente atendimento desde antes da compra, durante e depois. Ou seja, é entendido que a experiência do cliente está em todas as etapas da jornada de compra.

Hoje, vamos falar sobre o que é o sucesso do cliente e como implementar com dicas práticas e simples no seu negócio. Boa leitura!

Sucesso do cliente: o que é?

O sucesso do cliente é uma estratégia que visa a fidelização dos clientes. Afinal, quando alguém tem uma experiência de compra que é realmente boa, essa pessoa tende a voltar a comprar. Para isso, a empresa coloca em prática uma série de estratégias, que não se restringem apenas ao momento da venda em si. Assim, o cliente já passa a ter uma boa experiência antes de fazer negócio e também no pós-venda.

Muito além de apenas atender o cliente para finalizar uma venda ou tirar uma dúvida, o sucesso do cliente se trata de garantir que toda interação entre cliente e marca seja uma experiência positiva.

É exatamente por isso que se chama sucesso do cliente, já que o objetivo é que o cliente tenha uma experiência de sucesso, que seja realmente marcante para ele. Assim, muito além de ter o seu problema resolvido por um produto, ele passa a entender a observar que há mais vantagens do que apenas um simples produto ou serviço prestado.

Como implementar o sucesso do cliente na minha empresa?

Trabalhar com o sucesso do cliente te garante excelentes oportunidades de fazer mais vendas e também fidelizar os consumidores, aumentando assim a lucratividade. Quer saber como implementar esse conjunto de estratégias na empresa? Veja 5 práticas:

1. Responda: como é o atendimento ao cliente hoje?

O primeiro passo é fazer um diagnóstico. Pare e pense: como é o atendimento ao seu cliente hoje? A empresa se preocupa com todas as etapas da jornada ou apenas está focada em vender? O sucesso do cliente é muito mais do que o momento do atendimento, mas esse é o ponto inicial para quem ainda não implementou as estratégias.

2. Aplique pesquisas de satisfação

Conheça a experiência dos seus clientes! Para isso, aplique pesquisas de satisfação, que podem ser enviadas por e-mail, redes sociais ou em totens dentro da própria loja. Assim fica mais fácil saber o que seus clientes pensam da sua marca.

3. Atenção à jornada de compra

Toda jornada de compra se inicia quando o cliente conhece o produto ou a marca. Assim, ele se dá conta que aquele produto ou serviço vai suprir um problema ou necessidade. Dessa forma, identifique as etapas e inclua o sucesso do cliente em cada uma das etapas.

4. Acompanhe suas métricas

Acompanhar as métricas é fundamental para compreender se o sucesso do cliente está trazendo os efeitos desejados. Portanto, esteja sempre de olho nos indicadores de desempenho, especialmente nos números de recompra.

5. Contrate um especialista

Por fim, sabemos que sucesso do cliente não é algo tão simples como parece. Por isso, contratar um especialista no assunto vai te ajudar a pensar quais são as melhores estratégias e te ajudar com a gestão.

A Daexe Assessoria Empresarial pode te ajudar. Entre em contato conosco e faça um orçamento.

Dekker Baptista

Dekker Baptista, CEO da Daexe, é um empreendedor são-tomense apaixonado por ajudar empresas a se reorganizarem e a materializarem seus sonhos. A Daexe é uma empresa nacional que atua nos ramos de Consultoria, Assessoria Executiva e Treinamento Gerencial. A empresa oferece uma variedade de serviços para ajudar empreendedores e empresários a melhorar o desempenho de seus negócios, otimizar recursos financeiros, aumentar e fidelizar clientes e tornar seus funcionários mais felizes.

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